Nano Surf

1 de março de 2010




Em minha constante pesquisa por materiais inovadores na indústria do surf, um produto me chamou a atenção: o Board Enhancer desenvolvido pela empresa norte-americana SNP - Surf Nano Products é uma substância liquida que promete uma “Revolução da Velocidade” (Speed Revolution) ao ser aplicada sobre o fundo de uma prancha de surf.

Ao ler esta frase de efeito, imediatamente lembrei de uma fala interessante do grande surfista Rob Machado no filme The September Sessions - dirigido por Jack Johnson e os irmãos Malloy -, onde ele afirma que, para ele, o objetivo primordial do surf é gerar velocidade sobre a onda, sendo este o principal fator de diversão proporcionado pela atividade – alguém discorda disso?

Ao explorar a nanotecnologia para este fim, o Board Enhancer (ou “melhorador de prancha” numa tradução livre) utiliza pela primeira vez na indústria do surf esta linha de pesquisa científica, que promete verdadeiramente revolucionar as mais diversas áreas da produção industrial com novos e microscópicos produtos, com funcionalidades antes inimagináveis.



Descobri o Board Enhancer através do blog Surfy Surfy, cuja postagem recente já gerou discussões acaloradas sobre as propriedades e real eficiência do produto, em comparação com outras iniciativas similares já existentes – foram citados produtos como Dolphin Skin, Ultra Glide e Speed Finish, mas não encontrei nada relevante sobre eles na internet. Como também não sou nenhum expert em química e outras ciências envolvidas na formulação do produto, vou me ater às informações divulgadas e deixar que o leitor tire as suas próprias conclusões.

O site oficial da SNP informa que o Board Enhancer – comercializado sobre a forma de dois frascos – uma para a limpeza da prancha e outro com o spray propriamente dito – é um tipo de verniz hidrofóbico cuja aplicação cria uma camada repelente, que reduz o atrito da prancha com a água, incrementando a velocidade da prancha tanto na remada quanto na execução das manobras do surf.

Para isso, basta limpar a prancha e aplicar o liquido "melhorador" com uma toalha e uma esponja sobre o fundo da prancha limpa e esperar a substância secar e aderir à prancha por cerca de uma hora – cada aplicação dura em média de quatro a seis meses -, mas quanto mais vezes aplicado o produto, melhores os resultados alcançados. Os frascos rendem até 4 aplicações e custam cerca de 35 dólares cada.



O Board Enhancer surgiu a partir de uma tecnologia alemã inicialmente desenvolvida pela montadora Mercedez Benz para ser aplicada nos espelhos de parabrisa de seus automóveis e que teve sua fórmula química levemente adaptada pela SNP para o uso em superfícies de fibra de vidro e epóxi, utilizadas em 99% das pranchas disponíveis no mercado.

Sua fórmula inclui milhões de minúsculas partículas de cerâmica e vidro formando uma camada seladora de apenas 30 nanômetros de espessura – para efeito de comparação, um fio de cabelo humano possui 10 mil nanômetros de espessura. Além disso, a substância isola a prancha da ação dos raios UV, evitando a famosa “amarelada” da prancha pelo sol.

Conversei por email com Howard Loveless, um dos fundadores da SNP para saber mais detalhes do produto lançado recentemente. Ele me contou sobre a infinidade de aplicações possíveis do produto em equipamentos de esportes aquáticos e de neve – como stand-up paddles, kitesurf, snowboard, skimboard, barcos de corrida, entre outros – onde qualquer ganho mínimo de velocidade final pode contribuir decisivamente para uma vitória dentro de um cenário competitivo.

Primeiro passo para a introdução da nanotecnologia a serviço dos equipamentos de surf, ainda é cedo para especular os desdobramentos desta ciência invisível à olho nu para a evolução da durabilidade e performance das pranchas e demais acessórios: “Nosso objetivo é que num futuro próximo, esta substância também possa ser incorporada à resina na fase final da produção das pranchas”, afirma Loveless.



No que tange a questão ambiental, ao contrário das outras iniciativas citadas, o Board Enhancer é produzido a base de etanol (álcool) e outras substâncias biodegradáveis, ao invés de substâncias mais agressivas ao meio ambiente, como cera, silicone e teflon. Utilizando fontes renováveis e de rápida evaporação, o resultado sobre o fundo da prancha é de uma substância incolor e inodora, que contém zero VOC e que não se dissolve na natureza – o produto está de acordo com as normas da EPA e aguarda a aprovação do “Clean Seal” (selo limpo).

Como o Board Enhancer ainda não é comercializado no Brasil, só nos resta conferir os diversos testemunhos positivos no site SNP – incluindo a aprovação do lendário big-rider Darrick Doerner (foto) -, e esperar pelos depoimentos de alguém que traga o produto lá de fora para podermos testá-lo por aqui.

Site oficial: Surf Nano Products
Fotos: Divulgação SNP - surfista na foto de abertura - Rob Kelly team rider SNP

2 comentários:

Felipe Siebert disse...

se funcionar, para townin deve ser bem útil... para longboard clássico já não deve ser tão significativo...

Será que aquele de vidro de carro não funciona? hehe

Surf4ever disse...

Muito doido esse produto aí, nunca tinha ouvido falar. De repente tem que cuidar pra prancha não ficar solta demais da conta e ninguém segura a degraçada!
Parabéns pelo blog, Luciano. Curto muito os posts e entrevistas, tá muito massa mesmo.
Abraço,
Gustavo

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails