Pegadas Salgadas

8 de julho de 2010



Hoje o Surf & Cult completa 01 ano de existência e para marcar esta data gostaria de compartilhar com meus leitores a conquista do Prêmio do Edital Catarinense de Cinema com um projeto de vídeo de minha autoria chamado Pegadas Salgadas, cujo contrato assinei esta semana na Fundação Catarinense de Cultura.

O projeto irá resultar em um vídeo-documentário de 26 minutos, apresentando um panorama de como a cultura do surf se faz presente de maneira decisiva na ilha de Santa Catarina, contribuindo para determinar o perfil cultural, social e turístico da cidade de Florianópolis nos dias atuais.

Como o nome sugere, a ideia é registrar a "marca" deixada pelo surf na identidade de Floripa, mostrando ao público leigo de que maneiras o surf se estabeleceu como um canal representativo da vida da cidade, agregando um público heterogêneo e que interage em torno da paixão comum por deslizar sobre as ondas com uma prancha.

Um roteiro que destaca alguns personagens representativos das diversas atividades profissionais e de lazer ligadas à cultura e a indústria do surf na cidade, como, surfistas profissionais, surfistas de fim de semana, fabricantes de pranchas e acessórios, repórteres das ondas, fotógrafos especializados, donos de lojas de surfwear, professores de escolinhas de surf, entre outros.



Um universo multifacetado de personagens que transitam por questões significativas da vida cotidiana da cidade, como a preservação do meio-ambiente, os conflitos de identidade cultural gerados pela rápida imigração, transformação social e crescimento da cidade - e os seus reflexos na prática do surf.

Nas paisagens, o registro da influência do surf no perfil turístico da ilha de Santa Catarina, exercendo um papel fundamental na popularização de locais como a Praia da Joaquina e a Praia Mole.

A composição dos muitos depoimentos e cenas cotidianas destes personagens, mesclados com algumas tomadas aquáticas de ação, visa imprimir uma narrativa dinâmica, que seja atrativa tanto para surfistas quanto para o público leigo, numa visão bem abrangente sobre o tema.



As filmagens de Pegadas Salgadas se iniciam no mês de agosto e o lançamento oficial do filme está previsto para primeiro semestre de 2011 - isso se não houver atrasos no pagamento do prêmio por parte do governo. Ao longo destes meses, os leitores poderão acompanhar aqui no blog algumas etapas do desenvolvimento deste projeto e o encontro com alguns destes personagens que fazem de Florianópolis uma referência no surf mundial.

Pessoas ou empresas que desejarem apoiar o projeto podem entrar em contato pelo email: lucianoburin@gmail.com

9 comentários:

Anônimo disse...

muito legal Luciano !!!!
vai facer covertura do campeonato de longboard da fecasurf nos acores??...

Artes do Sul disse...

Parabéns pela matéria.
Sucesso. ;-)

Unknown disse...

Parabéns pela conquista e projeto. Abc

Caio Antunes disse...

Parabéns pelo aniversário e pelo projeto. Com certeza vem um filme muito importante pra cena de floripa. Aloha!

www.oserdosurf.com.br

Anônimo disse...

Uau!!! Que boa nova!!! Parabéns e sucesso na realização do documentário. Estamos ansiosos para ver o resultado final.

Junior Faria disse...

Parabéns Luciano!

Surf4ever disse...

Dae, Luciano!
Fiquei um tempo em viagem a trabalho e só agora estou acessando os blogs que curto, então só vi esse post hoje.
Parabéns pelo primeiro ano do blog e pelo prêmio! A descrição do projeto promete, instigou muito, sem dúvida teremos coisa muito boa e inédita vindo por aí!
Obrigado por nos proporcionar tuas entrevistas, matérias e projetos com essa qualidade singular. Já nesse primeiro ano de existência o Surf & Cult apresentou um conteúdo espetacular. Desejo que venham muitos e muitos anos pela frente.
Abraço,
Gustavo

A.R.T. Project disse...

Iniciativa inovadora e que agregará ainda mais valor à cultura surf que Floripa possui.
Parabéns pela conquista do prêmio e parabéns por sua iniciativa. Desejamos todo o sucesso e esperamos poder ajudar na divulgação dessa produção audiovisual maneira que está por vir.

Danimiquelon disse...

Massa Lucianooo!!!
Parabéns pelo primeiro ano do Blog e tbm pela aprovação do projeto junto à FCC.
Fazia tempo que não passava por aqui devido aos eventos WCzísticos. As matérias estão excelentes!!
Abraço,
Dani

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails