Realidade Distorcida

26 de julho de 2010



O artista plástico Jay Alders ganhou bastante destaque na mídia especializada em surf nas últimas semanas, por conta de sua presença no último Festivalma. O interesse se justifica não só pela qualidade de suas obras, como também pela simpatia e humildade que este norte-americano da costa leste demonstrou em sua segunda visita ao Brasil.


Não sou nenhum expert em arte, mas logo que vi os seus quadros em exposição, me lembrei da famosa obra Abaporu da pintora modernista Tarsila do Amaral (foto acima), que todo mundo já viu alguma vez nas aulas de arte da escola - e que é, até hoje, a obra brasileira mais valiosa de todos os tempos.



A estética de realidade distorcida, com formas corporais fora de proporção, é uma das principais características do trabalho de Alders, que além do surf, gosta também de representar o skate e a música em sua arte – como o quadro Rio Jam (foto abaixo) que mostra os seus amigos Donavon Frankenreiter e G Love tocando em um barraco no Rio de Janeiro.



“Já tinham me falado do trabalho de Amaral na minha primeira visita ao Brasil em 2007. Não conheço muito da sua obra, mas pelo que pude ver é bem bonito e eu curti a realidade distorcida que ela criou”, afirma Jay sobre esta possível associação.

Perguntado de onde vem então a inspiração e as influências para o seu trabalho com “figuras humanas alargadas”, ele cita artistas como Giacometti, Picasso e principalmente o surrealismo de Salvador Dali. Contudo, Alders prefere crer que o seu estilo próprio foi “desenvolvido de maneira consciente e singular, num processo que está em constante evolução”.



Criado no frio de Nova Jersey e amante de todos os esportes de prancha, ele diz que adora retratar em sua arte sempre colorida, a praia de Bradley, o seu pico local de surf. Sobre as obras de surf art brasileiras que ele pode conferir durante a sua passagem por São Paulo, Jay cita o trabalho de Fernanda O`Connell, João Vianey e Claudia Simões.

Sobre os projetos futuros, Jay falou sobre a linha de skates longboards desenvolvida para a marca Original Skateboards e a turnê de três meses que irá realizar pelos Estados Unidos a partir de outubro para a marca UGG Austrália.



Conheça mais sobre o trabalho de Jay Alders clicando aqui e aqui.

Um comentário:

Tati Barros disse...

AMEI AS OBRAS DE JAY ALDERS,SOU APAIXONADA POR ARTE E NATUREZA, PRINCIPALMENTE O QUE ESTÁ RELACONADO A MAR E SURF, SOU DE MACEIÓ E AQUI É UM DOS LUGARES PRIVILEGIADOS PARA PRÁTICA DO SURF.ABRAÇO!
TATI BARROS
BYTATIBARROS-AL.BLOGSPOT.COM

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails