Nas Internas

27 de setembro de 2010



Com apenas 21 anos, o catarinense Loic Wirth ganhou notoriedade no surf mundial como o responsável pelo videoclipe do surfista Marco Giorgi, selecionado entre os finalistas do projeto Innersection, garantindo assim, uma vaga no próximo filme do renomado diretor Taylor Steele.

Único brasileiro classificado até o momento no projeto que vem mobilizando a comunidade mundial do surf, Loic agora prepara um novo material para concorrer ao premio de U$ 100 mil destinado ao grande vencedor - onde terá que bater nomes de peso como Kelly Slater, Clay Marzo e Cory Lopez.

A seu favor, contam o olhar fotográfico apurado e o domínio de ritmo na edição das imagens, que ofereceram um suporte artístico consistente ao talento de Giorgi como surfista. Por email da França, a poucas (e longas) horas antes de saber o resultado final, o Loic concedeu a seguinte entrevista ao Surf & Cult:



1 - Fale um pouco sobre o clipe que você produziu com o Marco Giorgi para o Innersection. Como surgiu a ideia, quanto tempo levou a produção do material e o que você procurou transmitir?

A ideia surgiu no inicio do ano, eu já acompanhava o andamento do Innersection, e conversando com o Marco, decidimos entrar e começar a coletar material. O objetivo foi sempre o de transmitir quem o Marco é, e tentar passar uma sensação boa para o espectador, tentando trazer o feeling de largar tudo e viajar. Tudo sem muita pretensão.

2 - O que representa esta oportunidade de ter uma sequencia sua exibida no próximo filme do Taylor Steele?

Mais do que eu posso transmitir em palavras.



3 - Como começou o seu interesse e envolvimento com a produção de filmes de surf? Quais foram os seus primeiros trabalhos?

Comecei a trabalhar com filmes de surf na França em 2009, meus amigos Pietro França e Thomas Selliens (filmakers também) me emprestaram o equipamento e me deram a maior força. Uma coisa foi levando à outra, comecei a fazer uns trabalhos e tive a sorte de poder continuar fazendo o que eu gosto. Não conquistei nada sozinho, meus amigos e família são personagens fundamentais nessa historia também.


"Uruguay Buenazo" vídeo produzido para a revista Hardcore

4 - Fale um pouco sobre o equipamento você usa atualmente e a sua visão de como a internet está transformando as produções neste segmento?

Atualmente eu uso uma Panasonic HVX-200. Quanto à internet, é muito legal por um lado, e por outro não tanto. A rede é ótima pra buscar inspiração, pra se manter atualizado na evolução dos vídeos, e pra acompanhar os trabalhos de gente do mundo inteiro, que se não fosse pela internet, talvez não teriam a oportunidade de se expor.

Por outro lado, existe um grande desperdício de boas imagens em vídeos pra Youtube e etc, perdendo aquele feeling de esperar o dvd chegar, desvalorizando certas imagens que mereciam ir para projetos maiores do que um video de 2 minutos viral pra net.
Mas com certeza os prós vencem os contras. A indústria do surf cresceu absurdamente graças a internet, e a tendência e continuar assim.



5 - Como você procura fugir dos clichês dos videoclipes de surf e imprimir a sua veia artística e autoral?

Não sei se eu edito buscando fugir de alguma coisa. Eu faço o que eu sinto naquele momento, tentando traduzir o sentimento que as imagens me passam, e fazer o que a música pede.



6 - Cite três dos seus filmes preferidos de surf em todos os tempos e quais as produções recentes que mais chamaram a sua atenção?

O filme "Secret Machine" é para mim a maior obra de surf. O conceito do Sipping Jetstreams é incrível também. Mas meu filme de surf preferido é aquele que temos na memória, que nós mesmo fazemos indo surfar com os amigos, sem câmeras e sem nada, somente com a vibe que faz a gente continuar fazendo o que gostamos.

7 - Fale um pouco sobre as suas referências artísticas -música, cinema, fotografia - e como elas influenciam o seu trabalho?

Musica é a principal. As ideias só vem na cabeça quando o acaso nos faz ouvir algo diferente que te faz imaginar o que daria pra fazer com aquilo. No lado fotográfico me inspiro nos trabalhos da minha mãe, que é fotografa e tem um olhar muito bonito sobre as coisas.


8 - O que você gosta de fazer quando não está filmando ou surfando?

Tanta coisa...



9 - Você vai lançar um filme em 2011? Fale um pouco sobre isso e os seus projetos para o futuro.

Sim. A idéia é lançar em 2011, mas estou disposto a prolongar essa data o quanto for preciso, tenho muito carinho por esse projeto e, junto com os surfistas que estão dentro. Estamos realmente dando duro pra fazer acontecer. É difícil correr atrás de algo independente, ainda mais no Brasil, onde as marcas tem uma mente completamente fechada e sem imaginação. Estão sempre mais preocupadas em lucrar do que em realmente levar o surf pra um lugar diferente. Mas continuamos acreditando na idéia e vamos tentar fazer acontecer.



10 - Uma mensagem final sobre o que o surf representa na sua vida e como você procura transmitir isso em seus filmes?

Muita coisa. Desde pequeno, o surf me faz valorizar muitas coisas que talvez eu não enxergaria se não surfasse. Me fez procurar sempre um caminho que me levasse a passar mais tempo na água do que numa mesa de escritório, e sou muito grato por isso.



Esta entrevista também foi publicada no site da revista Hardcore - clique aqui e confira o video com alguns momentos dos vencedores do Innersection. Confira também as entrevistas com Loic Wirth e Marco Giorgi no site oficial do projeto clicando aqui e aqui.

Créditos das fotos: frames dos filmes - divulgação Loic Wirth - foto de abertura: Marco Giorgi, Indonésia.

2 comentários:

Bruno disse...

Não conheço o Löic pessoalmente mas acompanhava direto o trabalho dele e seus amigos no SurfDomingo... adorava a maneira como eles tratavam os boletins com descrições pra lá de bem humoradas. Mesmo estando numa mesa de escritório na maioria das vezes que via o boletim, eu entrava mesmo era pra ler as coisas que eles escreviam por lá.
Falando em trabalho, gostaria de parabenizá-lo por seu trabalho no audiovisual e por essa conquista do Innersection. Mentes criativas como a dele precisam aparecer e aparecer com merecido destaque.
Enquanto isso, eu ainda estou buscando meu caminho para viver mais tempo dentro da água.
Grande abraço,
Surf & Cult - Always ahead!

Unknown disse...

Cara que musica é essa do video do uruguay???
muito bom o video ficou!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails