Laços de Madeira

27 de fevereiro de 2012



O sr. Lauro Tenfen nunca deslizou por uma onda com uma prancha de surf, mas sempre possuiu uma paixão em produzir objetos de madeira. Na condição de seu genro, a conversa sobre a existência de pranchas de madeira surgiu naturalmente como um tema convergente dentro de nossas atividades de interesse.



Há cerca de um ano, a ideia de produzirmos algumas alaias e handplanes foi ganhando forma e seus olhos se acenderam quando mostrei para ele o trabalho de ressureição das antigas tábuas havaianas com design aprimorado, promovida pelo shaper australiano Tom Wegener em fotos e vídeos.



Num segundo momento, fomos atrás da madeira mais apropriada para tentarmos criar algo no estilo e, na ausência do kiri (paulownia), um amigo dele conseguiu umas tábuas de garapuvu, matéria-prima das tradicionais canoas de um pau só - legado da colonização açoriana em Santa Catarina -, que fomos buscar no pé da serra catarinense.



Com a ajuda de uns templates e, posteriormente, de uma alaia de verdade emprestada pelo amigo shaper Felipe Siebert finalmente tinhamos as coordenadas necessárias para colocar o projeto em prática. Assim, em alguns meses o sr. Lauro desenterrou as suas ferramentas do armário e reativou a pequena oficina que ele mesmo havia construído nos fundos de sua casa na praia do Rincão, no sul de Santa Catarina.



A primeira experiência foi com o handplane (prancha de mão) que ilustra este post, feito quase que inteiramente com ferramentas manuais e muito trabalho braçal - o qual eu tive oprotunidade de documentar.



Como vivo em Florianópolis e ele a mais de 200 kms ao sul, não pude acompanhar de perto as novas experiências do sr. Lauro nos meses seguintes que se estenderam por todo o inverno e a primavera.

Assim, quando finalmente nos encontramos novamente no início do verão, tive a grande surpresa de receber de suas mãos um par de alaias de garapuvu e mais dois handplanes decorativos feitos de cedro vermelho, shapeados já com a ajuda de uma lixadeira e de novas ferramentas que ele adquiriu.



Apesar da ansiedade em experimentar a funcionalidade das pranchas, demorei um pouco a ter a oportunidade de testar o quiver de madeira, que, por sí só, já fazia grande sucesso como peças decorativas em meu escritório. Ainda não tive a oportunidade de filmar as alaias em ação, mas o handplane foi testado e aprovado no quebra-coco de Jaguaruna.



Independente do desempenho na água das pranchas criadas pelo sr. Lauro, o mais estimulante de tudo é ver que a materialização da ideia de produzirmos juntos uma prancha de surf estreitou nossos laços de amizade e reacendeu nele o saudável hobby de produzir artefatos de madeira - como pratos, potes, gamelas e várias outras criações que ele vem desenvolvendo desde então.



Hoje nossas conversas estão sempre incrementadas por discussões sobre concaves, formas de lixar, técnicas de laminação e tipos de madeira. Enquanto escrevo este post, o sr. Lauro já está desenvolvendo dois novos handplanes decorativos a pedido de um vizinho que gostou do que viu.



Para quem quer se aprofundar nas técnicas de produção artesanal, fica a dica do documentário "Tom`s Creation Plantation" de Cyrus Sutton que conta com um tutorial completo para se fabricar uma alaia.

3 comentários:

Castro Pereira disse...

Meu bom Pai iniciou na vida como Marceneiro, chegou a mestre de obras e engenheiro. Ele ainda possuiu banco de marcenaria em casa, vai curtir suas dicas e o post como eu curti. Abraço forte irmão do Mar.

Danimiquelon disse...

Ah que legal Luciano. Salve,Salve seu Lauro!
Lembro da oficina de meu pai lá atrás de casa em Criciúma. Os velhinhos sabem das coisas. Abraço.

Gabriel Belfi disse...

Po rapaziada eu tinha visto uma materia dessas a um tempo atras entoa descidi fazer, fiz uma, ela é otima entoa descidi fazer mais algumas, acabei fazendo 27 pranchas!!! podem ter certeza elas sao uma coisa extraordinaria, vale a pena tentar !! Paz !!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails