Madeira Amiga

22 de abril de 2015


Dividindo suas atividades entre a fabricação de pranchas de surfe de EPS/Epoxi e a confecção de móveis de eco-design ao longo dos últimos anos, o designer Tiago Tenfen decidiu integrar as duas atividades, promovendo um resgate moderno das pranchas ocas feitas de madeira.

Destas experiências surgiram as pranchas Medley Eco-friendly, com modelos de shortboards, mini Simons, funboards, longboards e SUPs, que aliam diversos aspectos de sustentabilidade, com uma durabilidade “até dez vezes maior do que as pranchas convencionais”, segundo o shaper.



O processo de fabricação tem início dentro de um molde que é prensado com lâminas de madeira, incluindo bordas de agave, formando um sanduíche, para obter duas estruturas que formam o outline e funcionam como longarinas. Depois, o shaper fixa outros filetes que se encaixam como as “costelas do esqueleto da prancha” e então cola as coberturas do fundo e do deck.



Trabalhando em seu ateliê em Cocal do Sul, Santa Catarina, Tiago destaca que, durante a confeção do shape, a prancha “produz apenas resíduos sólidos orgânicos” e que o fato de “não depender mais da indústria petroquímica para a comprar os blocos já representa uma grande realização”.



Visando consolidar a certificação “eco-friendly”, o shaper busca novas opções de laminação, substituindo a resina epóxi por óleo de linhaça e experimentando o tecido de cânhamo no lugar da fibra de vidro, além de produzir com madeira os próprios plugs das quilhas e do leash.



Saiba mais em: http://medleyecosurfboards.blogspot.com.br/
Matéria publicada na edição 03.4 da revista The Surfer's Journal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails