Em busca da Essência

8 de julho de 2009



O projeto de escrever um blog sobre surf é antigo mas demorou a se materializar devido à dificuldade em definir uma abordagem consistente, em meio a tantas publicações eletrônicas sobre o assunto.

Minhas recentes pesquisas sobre as possibilidades de tornar mais sustentável a cadeia produtiva em torno do surf renderam um farto material que merece ser compartilhado com quem se interessa pelo tema. Somado ao meu interesse pelo mercado de filmes de surf e o desejo de desenvolver produções audiovisuais que registrem a arte e a cultura que envolvem o ato de surfar, creio que encontrei os dois pilares temáticos que se combinam e sustentam os conteúdos e referências que pretendo disponibilizar neste espaço.

A escolha desta fotografia para inaugurar o blog Surf & Cult é muito simbólica. O registro de uma inesquecível surf trip para a ilha de Tavarua, Fiji em abril de 1998 retrata a essência da proposta deste blog e, não por acaso, o desenho do logotipo é diretamente inspirado nesta imagem.

A idéia é mais ou menos a seguinte: a sensação de surfar vai muito além de deslizar por uma onda com uma prancha, embora seja este o objetivo primordial. A perfeição de uma onda tubular em Cloudbreak passando vazia pelo surfista remando com sua prancha de volta a arrebentação remete ao sentimento de que o prazer proporcionado pelo surf é algo que pode ser vivenciado de diversas maneiras: seja observando uma onda perfeita quebrando na praia, fabricando uma prancha nova, assistindo a um filme, lendo um livro, pegando a estrada com as pranchas no rack do carro e tantas outras experiências que nos fazem sentir vivos.

As emoções que resgato no registro desta ainda inigualável surf trip para Tavarua resume para mim a magia de ser surfista, pois, passados mais de uma década, as lembranças desta viagem continuam a ressoar forte em minha mente, arquivadas na valiosa seção dos "dias que fizeram a vida valer a pena" - um sentimento universal para o "universo" dos surfistas.

A proposta gráfica limpa, com apenas uns rabiscos pretos sobre o fundo inteiramente branco foi a forma mais eficiente que encontrei de transmitir o desejo de simpliciadade, clareza e objetividade nos conteúdos que pretendo produzir para este blog. Premissas que partem do entendimento de que é preciso buscar e disseminar os valores essenciais do que poderiamos chamar de "cultura surf", seja nos seus meios de produção, no comportamento e nas formas de expressão e divulgação artística.

Agradeço ao grande fotógrafo de surf Roberto Price por ter captado esta imagem, e ao primo, amigo e designer Marcos BG pelo desenvolvimento da identidade visual e layout do blog.

2 comentários:

Felipe Siebert disse...

ops nao li o texto até o final.. ta ai o desenhista...

Danimiquelon disse...

Massa Luciano!!!
Mãos à obra!
Que bons frutos surjam daqui.
A semente foi plantada.
Vamos marcar uma surf trip....

Abraço

DaniMiquelon

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails