Espaço para o Surf como Arte

13 de agosto de 2009



Aproveitando minha estada no Rio de Janeiro, estive na noite desta quinta-feira na inauguração da loja Art in Surf na Barra da Tijuca, um espaço destinado aos amantes do stand-up paddle e do surf clássico.


Tudo na decoração da loja visa enriquecer a percepção do surf como arte. No segundo andar foi organizada uma pequena exposição com algumas imagens do renomado fotógrafo havaiano Clark Little e seus incríveis registros que capturam toda a força e magnitude de uma onda quebrando na areia - ele conta que chega a ser arremessado a dez metros de distância do local onde tirou a foto após ser varrido por ondas violentas como as do shorebreak de Waimea.


Conversei com um dos sócios da loja, Rafael Cury que me contou um pouco sobre a tecnologia dos enormes pranchões de stand-up paddle. Produzidos no Hawaii com a tecnologia PVC Composite por shapers renomados como Terry Chung, os SUP da Art in Surf são mais leves e resistentes que os convencionais, o que ajuda a popularizar e modernizar a antiga arte do surf com remo.



Destaque para uma prancha Alaia 6'8 do shaper-mestre Tom Wegener que pertence a Antonio Portinari, neto do pintor Candido Portinari e um dos donos da Art in Surf. A peça clássica, que não estava a venda, despertou muita curiosidade do público visitante, que incluia o big-rider Carlos Burle. As pranchas decoradas com pinturas penduradas nas paredes eram outras obras de arte que também chamaram bastante atenção.


Além de oferecer uma coleção completa de pranchas SUP, longboards, fish e acessórios, a loja também comercializa diversas publicações de surf, como o livro Sipping Jetstreams e Switch-Foot, além da coleção de revistas The Surfer's Journal, que para mim é a melhor publicação de surf do mercado.



Os produtos da Art in Surf já podiam ser encontrados em lojas especializadas no sul e sudeste e agora ganham um novo impulso com a inauguração da loja própria. Um espaço cheio de referências inspiradoras que valoriza alguns elementos essenciais da cultura do surf, ainda pouco difundidos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails