Fagulhas do Passado

11 de abril de 2010



No embalo nostálgico da fotografia low-fi, me animei a vasculhar os meus arquivos e resgatar algumas imagens em película Super-8 mm de Florianópolis na virada dos anos 70 / 80 - com base em um material que havia editado em 2004 para o vídeo experimental "Indelevel", produzido com meu amigo Pedro MC.



A seleção de cenas raras de esportes de ação em Floripa há cerca de trinta anos atrás rendeu um pequeno clipe batizado de Indelevel Slides (assista aqui).



Para os leitores deste blog - especialmente os catarinenses -, as cenas de maior interesse são os breves registros de uma sessão de surf perdido em algum dia frio na então semi-deserta Praia Mole, por volta de 1980.



Resgate histórico ainda maior são as cenas daquele que (segundo dizem) foi o primeiro campeonato de Skate realizado em Santa Catarina, num evento em 1981, que atraiu grande público até a pista do hoje extinto Clube 12 em Jurerê – se alguém souber mais detalhes deste evento...



As imagens fazem parte do acervo pessoal do Dr. Norton Carneiro (pai do Pedro). Os rolos de película projetados de trás para frente foram uma opção narrativa do filme original, fazendo alusão aos caminhos muitas vezes desconexos com que as nossas lembranças invadem o nosso pensamento – uma estética mantida nesta nova produção.



Os equipamentos de Super-8 já deixaram de ser produzidos há quase vinte anos, mas, assim como a fotografia low-fi, sua atratividade resiste na qualidade singular de suas imagens, perfeita para imprimir um efeito retrô em qualquer produção moderna. Por conta disso, o Super-8 é cultuado atualmente por muitos cineastas e produtores audiovisuais - atraídos pela união da magia da película em uma mídia portátil, precursora do que é hoje conhecido como "vídeo caseiro". Leia mais sobre o Super-8 aqui.



Por coincidência, vejo no blog do Máurio Borges que neste fim de semana foi exibido na TV local um documentário chamado "Floripa 70", produzido pelo pessoal da Vinil Filmes, num conteúdo nostálgico repleto de cenas de Super-8 gravadas em Floripa nos anos 70.

Mas pra quem quer conferir mais imagens antigas do surf em Florianópolis recomendo assistir ao vídeo “Sal, Soul & Surf”, uma produção recente do jornalista Pedro Kuhnen, que reúne depoimentos e arquivos de imagens da primeira geração de surfistas da ilha de Santa Catarina a partir de meados dos anos 70. Clique aqui para assistir.

3 comentários:

Unknown disse...

bem legal! vou conhecer aqui e acompanhar. bjows
clarissa pivetta (a nega)

Maurio Borges disse...

Ainda não tinha visto o trabalho do Pedro. Sabia que ia rolar o filme, mas depois de vários adiamentos nas filmagens, parece que a coisa andou. Que legal. Já é um começo. Vou postar as imagens lá no Alohapaziada.

Abraço
MB

Callas disse...

Oi Luciano, que legal seu blog! Já vou add aos favoritos.
Cara e esse post do Indelével, ilha 70, ficou lindo! Vc tem até as fotos do Pedro - conheço aquele apê rsrs!
A Laura deve estar muito grande e eu tenho saudades da Mônia. Ela não está em nenhum espaço virtual? Um beijão e parabéns!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails