Trilha do Surf em Floripa

31 de agosto de 2010



Conheci o A.R.T Project enquanto pesquisava possíveis trilhas sonoras para a edição do filme "Roots Time". Em breves trocas de email, a sintonia entre o som da música "I and I Mind" e a nossa proposta audiovisual se fundiu em uma ótima parceria - transformada na versão instrumental "I and I (Dub)" que ambienta todas as cenas de laminação da prancha reciclada e confere um elemento local ao filme.

Usando "a internet como palco", como eles mesmos explicam, foi assim que este grupo de amigos ligados pela música e moradores da região leste da ilha de Santa Catarina conhecida como Rio Tavares (o nome A.R.T é uma sigla para Associação Rio Tavares) começou a consolidar um trabalho autoral de alta qualidade.



Nos ensaios que ocorrem pelo menos duas noites por semana no estúdio batizado de "Território da Lola" - nome da simpática cachorra de estimação que divide a casa com os irmãos Higor (baixo) e Tibas (bateria) -, os seis integrantes "oficiais" do A.R.T buscam concretizar o desejo de transportar para o formato de banda, as músicas criadas a partir da colaboração de diversos músicos e amigos que visitam o estúdio e adicionam novos elementos, como flautas e harmônicas.

Neste contexto, o som do A.R.T é trabalhado em várias versões e improvisos sobre as bases criadas e remixadas, graças aos maravilhosos recursos da tecnologia digital: "Temos a dinâmica de uma banda as avessas" analisa Tibas sobre o processo criativo alimentado por intensas trocas de arquivos musicais em pen-drives entre os integrantes.



As referências a um possível "som catarinense" poderiam ser forjadas na presença do violino de Elias (também guitarrista), que, de alguma maneira, remete à bandas locais mais antigas e conhecidas como Dazaranha e Iriê. Mas a pegada dub do tecladista João Tico-Tico, as letras em inglês do guitarrista e vocalista Gabriel Gontijo, somadas à vocação rapper do também vocalista Bruno Marques adicionam muitos outros temperos sonoros e tornam complicada e desnecessária a tarefa de tentar rotular a música do A.R.T Project.



Incrustada entre a Lagoa da Conceição e as praias da Joaquina e Campeche, a comunidade do Rio Tavares, é um reduto natural de surfistas e amantes dos esportes radicais. Se juntarmos também a leva de imigrantes das mais váriadas regiões do país, ligados em uma vida mais "alternativa" e com vocações artísticas, temos um caldeirão cultural do qual a música do A.R.T Project e os seus integrantes são legitimos representantes.

O Rio Tavares é também o principal palco do skate em Floripa, abrigando as principais pistas da cidade - incluindo a residência do garoto-prodígio Pedro Barros. Além de praticar o surf (a exceção de Ygor e Tibas que se declara "um surfista teórico"!) a banda é vizinha e amiga de nomes como Binho Nunes, que ensaia regularmente no estúdio com sua banda Bife Killers. Foi ele também que levou até lá o rapper Marcelo D2 para uma gravação e o surfista profissional Marcelo Trekinho, que inclusive incluiu a música "Don`t Miss the Show"do A.R.T na trilha de seu filme sobre uma trip para West Australia. (assista aqui)


dub-sirene!

Embalada pelas recentes parceiras audiovisuais, a banda investe cada vez mais na divulgação virtual para todo o mundo através do website criado há pouco mais de um ano e alcança também visibilidade local no rádio e na TV. Agora o grande passo é estrear pra valer como "banda de carne e osso" nos palcos. Para isso, o A.R.T Project enfrenta o desafio de quebrar a barreira cultural de Floripa, com sua cena musical dominada pelas muitas e boas bandas cover - entre as quais eles destacam a Sociedade Soul - que detém um público cativo no circuito de bares e casas noturnas da cidade.

A julgar pelo ensaio que pude registrar nestas imagens, e o papo que revelou uma proposta sonora livre e sem fronteiras, baseada no puro prazer de reunir os amigos para criar música original - seja ela em inglês ou português -, o A.R.T Project tem todos os ingredientes para alcançar ao vivo o reconhecimento obtido no mundo virtual.



Este post faz parte de uma parceria do Surf & Cult com a Rádio Zona de Impacto para a produção de conteúdo mensal de matérias relacionadas à música e surf. Clique no player da rádio do canto direito do blog para conferir a seleção musical.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não poderia deixar de comentar essa matéria tão bem feita e dedicada à minha banda predileta!
É isso aí ART Poject ainda vai fazer a trilha sonora de muitas produções, e melhor ainda: a trilha sonora de muitas barcas Brasil a fora!
Grande Abraço!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails