Faça Você Mesmo

7 de setembro de 2010



O californiano Cyrus Sutton é hoje um dos mais influentes nomes na cultura do surf mundial. A frente do Korduroy, um criativo e inovador canal de videos independentes na internet, ele recentemente conquistou o prêmio de melhor blog de surf norte-americano, numa eleição promovida entre os leitores da revista Surfer - um título merecido pela qualidade, quantidade e originalidade do conteúdo que produz.

Korduroy.TV Preview from www.KORDUROY.tv on Vimeo.

Muito mais do que os títulos e o hype obtido na mídia, o valor do trabalho de Cyrus como produtor de filmes e disseminador de conteúdos de surf via internet se consolida na capacidade que ele tem de transmitir, de forma prática e inspiradora, a realização completa da experiência em torno do surf - seja captando lindas imagens aquáticas, ou fabricando com as próprias mãos diversos acessórios relacionados à prática do surf.

Em entrevista exclusiva ao Surf & Cult, ele revela um pouco mais de sua filosofia "do it yourself" aplicada ao surf e como ela irradia de maneira positiva nos demais aspectos de sua vida - numa maneira de se conectar aos prazeres mais puros e essenciais e não ser completamente engolido pelo materialismo de nossa sociedade de consumo.

Board Cam Mount- Surf Sufficient from www.KORDUROY.tv on Vimeo.

1 - Conte um pouco sobre a inspiração para a série Surf Sufficient? Este estilo de "vídeo tutorial" é popular em outros segmentos da cultura norte-americana? Quais são as suas referências?


Existe um monte de sites por aí que oferecem vídeos sobre como fazer ou montar coisas, mas nada que tenha a ver com o surf. Eu sinto que a cultura do surf tem sido inibida em sua forma criativa. Na década de 40 e 50 a maioria das pessoas faziam suas próprias pranchas e sabiam criar um monte de coisas em torno da experiência.

Esta energia diy "do it yourself"(faça você mesmo) gerou todo tipo de inovação e criatividade pura. Hoje em dia tudo nos é dado de bandeja, e embora possa parecer mais conveniente, acaba tirando um pouco da magia que se ganha ao fazer parte da experiência completa de surfar.

2 - A maioria dos filmes de surf é praticamente uma edição de "seqüências de ação com música". Na sua opinião, quais são as melhores maneiras de um filme de surf escapar dessa fórmula e atingir um público mais amplo?

Contar uma história.

Stoked & Broke Teaser from www.KORDUROY.tv on Vimeo.

3 - Gerenciar o Korduroy certamente deve tomar uma boa parte do seu tempo. Como você organiza sua rotina em relação a produzir conteúdo para o Korduroy, realizar o seu trabalho comercial e ainda poder desfrutar do surf?

Tem sido muito difícil agora. Estou terminando um novo filme e os trabalhos comerciais têm sido constantes, então eu não tenho tido tanto tempo de surf quanto eu gostaria. Mas temos uma boa equipe de caras que entram em campo para colaborar e me ajudar a alcançar um equilibrio. Eu também tenho uma grande van branca com todas as minhas pranchas para disparar pela costa abaixo - onde eu posso acessar e-mails do meu laptop e escapar do meu escritório depois de uma semana difícil (risos).

4 - Qual é a sua impressão sobre os sites de previsões de ondas, blogs, e transmissões de campeonatos ao vivo e todas estes "webisodes" produzidos pelas principais marcas de surf? Que tipo de coisas que você mais gosta?

Eu acho tudo ótimo. Gosto de tudo.

Under the Sun Trailer from www.KORDUROY.tv on Vimeo.

5 - Para um surfista e diretor da Califórnia, como foi a experiência de produzir "Under the Sun" e mostrar um perfil de Coolangatta e Byron Bay, dois locais icónicos do surf australiano. Como você compara esses lugares e pessoas com a cultura surf que você encontra nos Estados Unidos?

Não foi fácil percorrer sozinho todo o caminho até lá, com 80 quilos de equipamento super 16 mm e conversar com os surfistas mais influentes na costa. Demandou paciência e trabalho duro. Byron Bay e Gold Coast são representativas das cidades costeiras em todo o mundo. Todos nós temos praias onde a população do surf é voltada para a indústria e a performance, onde os surfistas entram na água para competir e melhorar o seu surf para obter mais de seus patrocinadores. Ainda assim, há sempre a cidade de praia que está super ligada na saúde e no surf como uma maneira de relaxar e apreciar a beleza da natureza.

6 - Fale um pouco das suas impressões sobre o Brasil?

Eu nunca fui ao Brasil, mas culturalmente parece incrível. Estou muito focado em levar uma vida saudável e feliz, cheia de boa diversão e risos. As pessoas que eu conheci no Brasil estão sempre nesta mesma sintonia.

7 - O que você recorda como uma das coisas mais estranhas que lhe aconteceu durante alguma filmagem?

O mais estranho foi ter todas as minhas câmeras raras de 16 milímetros roubadas duas vezes enquanto eu estava na Australia. Aconteceu por duas vezes distintas e eu sempre fui muito cuidadoso com o meu equipamento. Muito do que eu tinha era equipamento vintage e valia mais de US $ 40.000. Felizmente eu tinha feito um seguro para o equipamento no dia antes de sair da Califórnia, caso contrário eu jamais teria conseguido produzir o filme.

Cy Sutton Summer Reel... from www.KORDUROY.tv on Vimeo.

8 - Como você aborda a selecção de música e os outros elementos artísticos em seus filmes. Você poderia citar alguns dos artistas mais identificados com o seu trabalho?

A música é muito importante para mim. Eu tenho casos de amor com a música de certos artistas que conseguem mesclar inovação com um feeling clássico. No passado, eu trabalhei muito com Shawn Lee. Ele é extremamente talentoso em sua capacidade de produzir batidas ecléticas. Seu último álbum é uma colaboração com Tommy Guerrero e toda essa música está disponível no site da ubiquity records.

The Band of Frequencies da Austrália são bons amigos e tem uma capacidade extraordinária de sentir o seu caminho através de uma canção. Ultimamente meu amigo Mike McCarthy também tem feito algumas coisas realmente cool no estilo lo-fi de cinema. .

Minha paixão atual é o The Blank Tapes de San Francisco. As canções de Matt Adams capturam com tamanha perfeição a corajosa e feliz vibração diy (do it yourself), que me fazem erguer as mãos para o alto. Por coincidência eles estarào em turnê no Brasil entre os dias 08-28 setembro então vale a pena conferir! (veja as datas ao final da matéria)

9 - Você poderia compartilhar um último pensamento sobre o significado do surf em sua vida e como você procura transmitir isso àqueles que assistem ao Korduroy?

No princípio o surf era uma maneira de ganhar as garotas e ser legal. Depois tornou-se uma fuga. Hoje ele é um modo de me conectar com a vida e melhorar a minha experiência na terra.



Datas da turnê do The Blank Tapes no Brasil: (passada pelo Cyrus!)
10 de setembro (sexta) - Ribeirão Preto @ Groselha Fuzz /11 de setembro (sábado) - Uberlândia @ Gomma /
12 de setembro (domingo) - Araraquara @ Kruppa / 14 de setembro (terça-feira) - São Paulo @ Tapas Club /
16 de setembro (quinta) - São Paulo @ American Apparel Birthday Party / 17 de setembro (sexta) - Sorocaba @ Festival Usina / 19 de setembro (domingo) - Araraquara @ Kruppa / 23 de setembro (quinta) - Curitiba @ James / 25 de setembro (sábado) - Santo Antônio do Pinhal @ Festival da Montanha

Foto de abertura: arquivo pessoal Cyrus Sutton.
Leia mais sobre Cyrus Sutton clicando nestas entrevistas para a Hardcore e para o Liquid Salt.
Assista também aqui ao vídeo Roots Time do Surf & Cult e Siebert Surfboards no canal Korduroy.

4 comentários:

lin. disse...

Parabéns pela ótima entrevista com Cyrus! Bacana conhecer um pouco mais sobre as lentes & olhares que conduzem o Korduroy!

Bruno disse...

Com toda a certeza você acerta na veia em seus posts...
Muito boa a matéria com a criativa mente do Korduroy.TV!
Tirando os equipamentos de $40 mil dólares, podemos ver que os caras são como nós no que diz respeito às condições de produzir com qualidade nossas músicas, videos ou seja lá o que for... basta ter satisfação naquilo que se faz e fazê-lo com o coração.

fabio perroni disse...

GRAAAAAAAANDE!!
Muito boa mostrar a KORDUROY... Isso é cultura surf na veia!!! Alucinou mais uma vez!!
ALOHA!

Surf4ever disse...

Luciano,
Ultimamente tenho tido pouco tempo pra acompanhar na internet as coisas que curto sobre o surf e a cultura que o envolve. O surf mesmo, felizmente tenho conseguido manter nos finais de semana de uns tempos pra cá. Mas sempre arranjo um tempinho a cada semana pra passar pelos blogs que eu gosto e mensalmente "folheio" a Parafina. Te confesso que para mim isso tem sido suficiente, com destaque - sem dúvida alguma - para o conteúdo que tu tens apresentado aqui. Noto aqui a qualidade, dedicação, humildade, conhecimento (e a busca por ele), inspiração e prazer pelo que é feito.
Parabéns e obrigado mais uma vez por manter o Surf & Cult.
Abração,
Gustavo

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails