Domingo de Outono

13 de junho de 2011



Os fotógrafos e cinegrafistas que conheço são unânimes em apontar o outono como a melhor época do ano para captar imagens diurnas externas, graças a luz especial oferecida pelo ângulo de incidência do sol, que realça as cores da natureza em sua plenitude nas primeiras e últimas horas do dia.



O outono é também a melhor época de ondas na maioria dos picos de surf espalhados pelo planeta e a região sul de Santa Catarina não é exceção, com a chegada de ondulações mais constantes e a predominência da brisa terral durante as manhãs.



O Farol de Santa Marta guarda picos que oferecem ondas excelentes para o surf em praticamente qualquer combinação de ondulação e vento, complementadas por paisagens singulares de beleza selvagem, combinando dunas, lagoas, costões de pedra e o oceano.



Mais do que isso, o passeio por suas praias, com pequenas vilas de pescadores e casas de veraneio, situadas entre as cidades de Laguna e Jaguaruna, representam para mim uma recorrente fonte de inspiração, numa estimulante fuga da vida urbana.



Experimentei a combinação de todos estes elementos recentemente em um belo domingo de sol, percorrendo diversas praias no entorno do Farol. Como manda a cartilha das boas práticas surfísticas, partimos de manhã em três amigos com o único compromisso de pegar onda o dia inteiro, em mais uma daquelas trips "bate-volta" de fim de semana que recarregam as nossas baterias para enfrentar uma nova semana de trabalho.



A repetição não é necessariamente sinônimo de monotonia quando se percorre lugares que guardam memórias afetivas. As paisagens tantas vezes visitadas por mim ao longo dos anos desde minhas primeiras surf trips de garoto pouco se modificou e com ela permaneceu o sabor de aventura e da descoberta, na expectativa de como vão estar as ondas - estas sim, sempre capazes de surpreender.



A camera me acompanha na busca por capturar alguns vestígios dessa emoção intangível, para que depois eu possa prová-la à distância, contemplando as fotografias na tela do computador. É a velha utopia de querer fazer algum sentido, ao reviver e não deixar esquecer um momento marcante - motivação que, em última instância, estimula quase toda produção artística.



Certamente não tenho a pretensão e nem o conhecimento técnico para me considerar um fotógrafo profissional. Mas movido pela beleza das paisagens do Farol e das estimulantes lembranças das boas ondas surfadas neste dia, resolvi tentar transmitir um pouco destas boas vibrações e passei algumas horas tratando as imagens que compõem este ensaio.



Neste processo, acabei curtindo as apliações de efeitos vintage no tratamento de algumas dessas imagens, a partir de um simples programa de edição de fotos no computador. Busquei assim realçar as nuances destas paisagens, traduzindo a essência atemporal de uma surf trip no Farol, onde a integração intensa com a natureza é sempre um grande atrativo.



Registros que despertam certa nostalgia e que certamente me fazem querer repetir a dose, nas saudades de mais um outono que se vai em grande estilo - como este incrível por do sol na Lagoa de Jaguaruna (que não precisou de nenhum realce eletrônico!)

5 comentários:

Anônimo disse...

Um dos picos mais secretos e hipnotizantes de
Santa Catarina.
Falo isso, com a certeza de um local.

Parabéns pela matéria.

R.Mellin disse...

lindas fotos, Luciano !!

que belo domingo deve ter sido esse...

abs!

_____________________________ disse...

Muito bom ;-)
Boas ondas

www.Surflab.com.pt

AlexandreIglesias disse...

Só fotão!
abs
Alexandre

Anônimo disse...

Vc até pode não se considerar um bom fotógrafo, mas fez o que é mais difícil, deixou que sua memória afetiva se materializasse em imagem, isso não é p qq fotógrafo...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails