Imagens Poderosas

16 de julho de 2011



O talento do cinegrafista e fotógrafo Marcus O`Brien salta aos olhos logo na primeira visualização de algum de seus vídeos. Envolvido com muitos trabalhos para televisão e outras plataformas de exibição, este australiano de 34 anos revela uma técnica refinada e um olhar singular em cada produção.

Sem nenhum envolvimento profissional com a indústria do surf, Marcus curte produzir e editar imagens das ondas e do dia-a-dia nas praias da região de Sydney onde vive, por puro prazer pessoal. Em vídeos recentes como Pure Bronte e Hometown Tama ele mostra a sua capacidade de traduzir todo o impacto e beleza do surf - em dias de grandes swells, mesmo com ondas fechantes!




Confira a seguir uma entrevista com Marcus O`Brien:

1 - Como você começou a se envolver com filmagens?

Comecei aqui na televisão de Sydney em 1994, depois de terminar a escola, em seguida, morei em Londres por 7 anos, a partir de 2000, trabalhando para o americano NBC Television Network, em seguida, Beijing, China por 2 anos. Agora estou de volta para casa depois de quase 10 anos no exterior. Eu comecei a fotografar durante meus anos de escola de gravação de esportes - jogos de rugby - para o treinador e depois fiz gravação de som trabalhando para Channel News 9 aqui em Sydney quando terminei a escola.



2 - Fale um pouco sobre a sua relação pessoal com o surf e o que ele representa em sua vida?

Eu não diria que tenho uma relação pessoal com o surf - mais como um relacionamento íntimo com o oceano que incorpora todas as atividades que ocorre dentro dele, onde o surf é um deles. Eu também sou um mergulhador de nível avançado, pratico kite surf, windsurf, ando de jet ski, wakeboard e qualquer outra coisa que você possa fazer sobre a água.

Eu amo cada uma destas atividades de sol a sol - e também o mergulho noturno ocasional! Capturar imagens, sejam elas fixas ou de movimento, em torno de costas litorâneas e debaixo d'água é um privilégio e algo que eu valorizo ​​imensamente. A energia do oceano e tudo o que ela encontra é um assunto muito especial para capturar, e se você sente esta energia, é possível também criar imagens tão poderosas quanto o próprio oceano.



3 - Conte um pouco sobre os trabalhos com os quais esteve envolvido ultimamente?

Como eu trabalho como diretor de fotografia freelance, acabo envolvido em uma grande variedade de projetos a todo momento. Agora eu estou filmando um material de making off para um comercial de uma empresa farmacêutica e acabo de concluir uma filmagem muito interessante para a American Television Network NBC News sobre crocodilos saltadores no extremo norte da Austrália (veja aqui)

E tenho também dois projetos de documentário a caminho junto com o trabalho para algumas empresas locais em Sydney como The Sydney Opera House. Mesmo que eu não esteja trabalhando, eu gosto de filmar algo todos os dias. Para mim, a captura de imagens não é um trabalho e sim um estilo de vida.

4 - Quais são as suas principais inspirações e referências cinematográficas dentro e fora do surf?

O que me inspira sobre o cinema? Produzir imagens que tenham um impacto sobre as pessoas de todas as partes do mundo (que agora é muito mais fácil com a tecnologia digital e da internet), trabalhar com pessoas que são apaixonadas e profissionais para produzir imagens da mais alta qualidade e, finalmente, estar em locações externas no meio da natureza e todos os seus elementos testemunhando alguns eventos muito poderosos e poder gravá-los para outros desfrutarem no futuro.



5 - Você já pensou em se dedicar mais seriamente à produção de filmes de surf? Algum projeto nessa área?

Eu trabalho em toda a plataformas de cinema, televisão e web, o que implica em filmar todos os tipos de indivíduos em todos os lugares. Filmes e fotografia de surf são extremamente agradáveis já que estou perto de o que eu amo (o oceano) e das pessoas que também apreciam isso tanto quanto eu. Atualmente estou bastante animado desenvolvendo ideias para projetos futuros baseados em torno de surf e das histórias do litoral. Com a reação positiva aos filmes Pure Bronte e Hometown Tama, eu estou trabalhando em mais histórias que espero poder trazer para você e seus leitores em breve.



Conheça mais do trabalho de Marcus O`Brien clicando aqui.

Um comentário:

cosmonauta disse...

Muito legais esses vídeos de surf! Não tenho dúvidas que para captar aquelas imagens com alma é preciso ir além dos clichês da indústria do surf. Valeu por compartilhar!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails