Memória Viva

1 de setembro de 2011



Na busca por imagens antigas para o documentário Pegadas Salgadas, que ilustrem um pouco da história dos primórdios do surf em Florianópolis, cheguei até os preciosos registros de Fernando Moniz, o "Marreco", um dos personagens do filme, surfando na Barra da Lagoa em meados dos anos 70.



As imagens em super 8mm registram duas sessões diferentes de surf na Barra da Lagoa nos anos de 1975 e 1976. Na época, os molhes da barra ainda não existiam e as longas paredes de direita faziam a festa dos poucos surfistas da ilha quando o vento sul entrava alisando as paredes das ondas. "O pico da Barra quebrava como uma espécie de Praia da Guarda só que pra direita", relembra Marreco.





Interessante notar as diferenças entre os dois registros: o primeiro numa bela manhã de sol sem crowd e o segundo num dia fechado com ondas maiores e um número significativo de surfistas na água: "O primeiro filme foi feito pelo meu amigo finado Lars Kruger em 75 na Barra da Lagoa. Não tinha crowd porque só nós morávamos por lá, o resto do pessoal vinha do centro como foi visto no segundo filme de 76", explica Marreco, que apesar de hoje residir em Urubici, ainda possui uma casa na Barra onde pega suas ondas sempre que está na ilha.





Hoje, apesar de ser um importante pólo de surf na ilha e uma das poucas praias a funcionar com vento sul, as ondas da Barra perderam muito em qualidade por conta da ação do homem. Mesmo assim, a Barra segue a sua vocação de celeiro do surf na ilha, com boas ondas para iniciantes, várias escolinhas de surf e a revelação de talentos como a vice-campeã mundial Jaqueline Silva.




O material foi digitalizado e alguns poucos trechos utilizados no documentário "Sal, Soul & Surf", do jornalista Pedro Kuhnen, que fez a gentileza de me repassar as imagens para uso nesta produção, com a devida autorização do legend Fernando Moniz, que aparece surfando de pranchinha e longboard nestes frames aqui publicados.



Aproveito a oportunidade para convidar aos personagens e público em geral que possuam registros históricos interessantes do surf em Floripa (em foto ou vídeo) nos anos 70 e 80 e que tenham o desejo de contribuir com o conteúdo do documentário Pegadas Salgadas para entrar em contato pelo email: lucianoburin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails