História em Revista

9 de outubro de 2011



Além de surf reporter e organizador de eventos há mais de vinte anos, Maurio Borges é hoje o principal jornalista especializado em surf de Floripa, o que pode ser comprovado numa rápida olhada em seu vasto acervo de revistas.

A pretexto de conseguir imagens históricas dos principais campeonatos de surf realizados na ilha nos anos 80 para o conteúdo do documentário Pegadas Salgadas, tive a oportunidade de conferir de perto esta valiosa coleção que ele guarda com cuidado nas estantes da casa de seus pais - já que não teria espaço para empilhar tanta revista em sua própria casa.

Nas primeiras edições das revistas Fluir, Visual Esportivo, Inside e Costa Sul encontrei os registros que buscava de campeonatos que marcaram época na praia da Joaquina, como o Festival Olympikus de 83, o Op Pro de 1985 e o lendário Hang Loose Pro Contest de 1986, que fizeram Floripa explodir como capital brasileira do surf.



Maurio teve a generosidade de me deixar fazer uma verdadeira bagunça com as revistas, espalhando as várias matérias pelo chão para criar um interessante mosaico de referências, onde as areias da praia da Joaquina aparecem invariavelmente lotadas de espectadores movidos pelo boom do surf como esporte de competição.

Outro registro interessante foi poder reunir diversas capas da revista Inside, a primeira publicação de surf com distribuição nacional produzida em Floripa e idealizada pelo falecido Lêdo Ronchi. Além disso, pude dar boas risadas analisando a extravagante moda surf nos anos 80 e o estilo dos textos e fotografias da época, que capturam a explosão midiática do surf como esporte e indústria.



Se compararmos a outros esportes, o surf é certamente um dos que mais gerou revistas e publicações especializadas tanto no Brasil quanto em diversos outros países. Das pioneiras edições da Brasil Surf (a primeira revista de surf do Brasil lançada nos anos 70), passando por títulos que existem há décadas, como a Hardcore e a Fluir, além dos jornais Now e Drop, revistas Alma Surf, Solto, Vaibe, sem contar as gringas Surfer e Surfing e tantas outras publicações nacionais já extintas e que eu sequer ouvira falar, a "revistoteca" do Máurio é um prato cheio para quem quer conferir em imagens a evolução do surf ao longo das últimas décadas.



Diariamente de olho no mar, vale conferir o novo site S365, onde, além do boletim das ondas, Maurio compartilha o seu conhecimento em textos e informações sobre o surf, ao som de sua ótima rádio online.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caraca, Luciano! Legal!!!
Sabes que quando precisar é só ligar!
Abração

Castro Pereira disse...

É esse barriga verde, istopo é uma das maiores enciclopédias do surf BRASILEIRO, aki no sule. Tanto é q perdeu os cabelos todos e só sobrou a sobrancelha, no Figueras. Vai ti fu...tem q faze um filme sobre ele.

Soul Fins disse...

Post IRADO, parabéns!

Anônimo disse...

Bom dia amigos, tenho interesse na revista inside de 1985 que o Teço Padaratz está na capa, campeonato OP pro 1985 vc tem interesse em
Vender ?

Luciano Burin disse...

"Anônimo", a respeito da revista Inside, preciso do teu contato de email para poder te responder!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails