A Classe De Jack

25 de outubro de 2012


Sei que já faz quase um mês, mas não poderia deixar de registrar o dia em que pude conhecer pessoalmente Jack McCoy, um dos mestres dos filmes de surf que esteve no Rio de Janeiro para apresentar o seu filme "A Deeper Shade of Blue" durante o Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

A nobre iniciativa de colocar Jack para falar de maneira informal sobre o seu trabalho, num esquema batizado de "master class", partiu da loja Art in Surf, que reuniu algumas dezenas de convidados no jardim da produtora 6D Estúdio para este encontro especial em um ambiente muito agradável.


Graças ao contato com o amigo Vinicius Araújo do Canal OFF, tive o privilégio de poder conferir este evento e finalmente ver Jack ao vivo - já que até então só o conhecia por meio de uma entrevista por email e algumas outras mensagens ao longo dos últimos anos.

Aproveitei também a oportunidade para conversar pessoalmente pela primeira vez com convidados ilustres como Fred D`Orey e Ricardo Bocão (na foto), que foram as minhas principais referências no jornalismo de surf desde a época que eu era ainda um moleque e devorava suas colunas nas revistas de surf nos anos 90.


Com o auxílio de uma projeção de fotos e vídeos especialmente selecionados no telão, Jack, passeou por sua longa trajetória de realizador audiovisual, mesclando curiosidades e bom-humor, com importantes insights sobre a profissão que exerce desde os anos 70 e como ele mesmo disse "contam a própria história de sua vida".

No cardápio, a paixão inicial e o aprendizado adquirido graças à oportunidade oferecida pela dulpa Greg MacGillivray e Jim Freeeman, o privilégio de trabalhar com Bruce Brown, criador do icônico Endless Summer, e a série de filmes próprios iniciada com Tubular Swells e Storm Riders, passando pelos clássicos filmes para a Billabong, que incluem Green Iguana, The Occumentary e Blue Horizon - produções onde a trilha sonora sempre foi um elemento marcante.



A cada video ou slide, uma lição aprendida e transmitida para o público por este simpático havaiano de 57 anos. Relatos como a descoberta da paixão pelas imagens de surf e as roubadas e vacilos iniciais que quase o fizeram desistir não fossem os sábios conselhos e incentivos que recebeu dos diretores mais experientes com quem teve a sorte de trabalhar.



Na mais incrível e divertida das cenas, Jack mostrou a louca e inconsequente filmagem em três ângulos de um jeep chocando-se contra um espelho em Bali produzida em algum momento na virada dos anos 80/90. Uma produção que por pura sorte não provocou sérios prejuízos ao surfista kamikaze brasileiro que topou dirigir o veículo em questão, sem qualquer equipamento de proteção, vestindo bermuda, camiseta regata e um par de óculos (que o acabou salvando de perder a visão!). Em meio as risadas apavoradas dos espectadores, Jack lembrou que somos repsonsáveis pela integridade física de quem está trabalhando conosco.



E assim, as imagens de toda uma vida dedicada aos filmes de surf foram se sucedendo, com direito a detalhes dos bastidores do incrível comercial da Pepsi que colocou astros do futebol como surfistas, e as espetaculares imagens subaquáticas feitas no Taíti com um inovadora moto submarina, utilizada em A Deeper Shade of Blue e também no clipe da música Blue Sway de Paul McCartney - que rendeu relatos animados de Jack sobre o seu encontro com o ex-beatle que é o seu grande ídolo.



Ao final da explanação, Jack ainda respondeu algumas perguntas da platéia e, quando questionado sobre o que achava dos expoentes das novas gerações de filmakers como Taylor Steele e Kai Neville, não hesitou em dar a sua alfinetada: "Quantas cenas de dentro d'água feitas pelo Taylor Steele você já assistiu?". O silêncio que se seguiu só foi quebrado algum tempo depois com algumas risadas constrangidas da platéia.


E assim, um dos mais longevos e bem-sucedidos diretores de filmes de surf da história encerrou os trabalhos em alta classe, não sem antes espalhar o seu espírito "aloha" com uma dica que vale para qualquer um que pretenda ingressar em alguma profissão que não ofereça garantias de uma boa remuneração: "Ame de verdade o que você faz, ou então simplesmente vá procurar outra coisa melhor para fazer".

Créditos das fotos: divulgação Art in Surf / foto final eu e Jack por Vinicius Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails