Surf & Água

28 de março de 2013

No último dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, aconteceu uma exibição gratuita do documentário Pegadas Salgadas para um público de 100 jovens estudantes na faixa de 15 anos do Colégio Estadual Laura Lima e da Promenor.

O evento marcou o encerramento da Exposição Surf & Água organizada pelo Projeto CECA - Centro de Educação e Cidadania Ambiental, cuja sede fica no pátio do Floripa Shopping, e contou com a participação de dois personagens do filme: o fotógrafo Marcio David, que fez uma exposição com belas fotos de surf e natureza em Floripa, e o professor de surf Roger Souto Mayor, que, junto com a equipe do Floripa Surf Club, realizou práticas de introdução ao surf para os vários grupos de jovens e crianças que passaram pelo CECA ao longo dos mais de 30 dias de evento.



Esta foi a primeira exibição de "cunho social" do filme Pegadas Salgadas e confesso que estava um pouco apreensivo quanto à receptividade de um público que não tinha quase nenhuma familiaridade com a temática do surf, diante de um filme com alta carga de informação ao longo de seus 76 minutos de duração.

A questão da sustentabilidade está presente em Pegadas Salgadas em dois momentos distintos: na parte em que os shapers discutem a questão da alta carga tóxica e poluente dos materiais convencionais utilizados para a fabricação de pranchas, e, num segundo momento, quando os personagens dialogam sobre o crescimento desordenado de Florianópolis e suas consequencias na poluição das praias e no caos urbano.

No dia anterior à esta exibiçào do filme, por coincidência havia assistido à impactante palestra do fotógrafo canadense Chris Jordan e seu filme "Midway", um registro irrefutável da altamente nociva poluição gerada pelos resíduos plásticos que se acumulam nos confins dos oceanos. Gostaria que todos os jovens que estavam presentes no CECA, pudessem assistir a este video:



Fui intimado a dizer algumas palavras de introdução ao meu filme, cujo tema principal não é propriamente a questão da poluição dos mares e preservação da água. Então, diante de um público de jovens não-surfistas de baixo poder aquisitivo que encontram-se justamente no momento crucial de suas vidas em que devem começar a escolher um caminho profissional, quis chamar a atenção para o fato de que eles iriam ver na tela um panorama sobre a vida de diversos indivíduos que buscaram uma realização profissional em torno de sua maior paixão: o surf.

Quis evidenciar, como, nesta busca, estes personagens fomentaram o desenvolvimento de diversas profissões que hoje compõem o universo em torno do surf. Um desenvolvimento que permite que pessoas consigam alcançar o seu sustento em alguma atividade relacionada àquilo que mais gostam de fazer. Sem querer forçar demais a barra para a utopia do "trabalho que virou lazer", procurei realçar o fato de que, quando buscamos trabalhar com algo que temos afinidade, aumentam muito as chances de sermos bem sucedidos nesta atividade.



Minhas palavras foram reforçadas ao fim da exibição pelo depoimento de Márcio David, ressaltando a importância de sonhar e correr atrás dos sonhos, por mais impossíveis que possam parecer, pois para ele, os sonhos tornaram-se realidade e a fotografia de surf lhe proporcionou uma vida de grandes experiências.

Terminado o evento, fiquei pensando que o encontro poderia ter sido ainda mais frutífero se pudessemos planejar uma exibição com pausas e debates sobre os muitos temas levantados em Pegadas Salgadas - e é o que pretendo fazer se novas exibições deste tipo acontecerem. Mas no fim das contas, se minhas palavras e a exibição do filme foram capazes de inspirar positivamente alguns dos jovens que estavam presentes ao evento, certamente o esforço valeu a pena.


Crédito fotos: divulgação Ceca
Para agendar eventos de exibição do filme Pegadas Salgadas, favor entrar em contato pelo email: lucianoburin@gmail.com

Um comentário:

Nathalia disse...

Projeto CECA é show!
Parabens pela iniciativa.

Imobiliaria na Praia Grande
www.belomarimoveis.com.br

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails