Fia na Laje

13 de junho de 2013



Recentemente, o surfista Fábio Gouveia esteve em Jaguaruna para conhecer o potencial da onda da Laje da Jagua, onde foi recebido pelo surfista local Thiago Jacaré, um dos organizadores da nova edição do Desafio de Ondas Grandes, que tem período de espera para a sua realização aberto até 31 de outubro.

Muita coisa mudou no surf de ondas grandes desde que a Laje da Jagua começou a ser desbravada por Zeca Sheffer e Rodrigo Resende há dez anos atrás. Neste período, os dois eventos de tow-in realizados na laje em 2006 e 2011 consagraram a dupla Carlos Burle e Eraldo Gueiros como bicampeões nas pesadas ondas que quebram sobre a rasa bancada a 5 quilômetros da costa.



Para 2013, os maiores expoentes do surf em ondas grandes do Brasil foram novamente convocados a participar e o desafio agora é pegar as ondas na remada, sem o auxílio dos jet-skis, que vão ficar apenas prestando suporte e locomoção até o pico.

A decisão está em sintonia com a evolução dos equipamentos e o retorno das gunzeiras aos picos de big surf no mundo nos últimos dois anos. Por conta disso, Jacaré e a equipe da Atowinj tem se dedicado a encarar as direitas e esquerdas da Laje da Jagua no braço, nas últimas oportunidades em que a onda temida onda oceânica deu as caras.

Na remada, Gouveia decola na laje com sua gunzeira - foto: James Thisted



















Na parceria com Jacaré para produzir material para o meu documentário A Pedra e o Farol que tem a história do surf na Laje da Jagua como parte do roteiro, editei este pequeno teaser para divulgar o evento, baseado nas primeiras impressões do sempre bem-humorado Fabinho sobre a onda da laje e o seu desejo de também participar do desafio. Leia mais sobre esta experiência neste artigo que ele escreveu para o site Waves.


Um comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails