Registros Iluminados

30 de julho de 2013


Num mundo onde a profusão de imagens que nos chegam diariamente é maior do que os nossos olhos podem absorver, o papel de curadoria das revistas, sites e concursos oferecem o filtro tão necessário para podermos apreciar e valorizar as melhores obras em sua plenitude.

Dedicado a premiar as melhores fotografias envolvendo esportes de ação e aventura e apresentá-las como verdadeiras obras de arte, o concurso Red Bull Illume é uma das iniciativas mais legais neste sentido. Nesta que é a terceira edição do evento, três fotógrafos brasileiros integram a lista divulgada recentemente com as 250 imagens finalistas, selecionadas entre as mais de 29 mil inscritas. Destas, 50 passarão para a grande final, dentro das 10 diferentes categorias contempladas, com resultado divulgado no final de agosto.



















O amigo e editor da revista The Surfer`s Journal Brasil, Jair Bortoleto, concorre com uma fotografia em preto e branco tirada das pedras em Waimea Bay no Havaí, capturando, num ângulo pouco usual, um momento singular e atemporal de um drop e wipe-out na famosa baía. Já o grande fotógrafo de ondas grandes Fred Pompermayer foi selecionado com um registro de Shane Dorian botando pra dentro em uma bomba em Jaws. A lista de brasileiros se completa com psicodélico jogo de luzes alcançado por Marcelo Maragni ao retratar o B-boy Ktatau em ação.



Com o seu forte apelo visual, o surf tem uma participação significativa na lista de selecionados, com a presenca de fotógrafos renomados, como Brian Bielmann, Morgan Maasen e Stuart Gibson. No incrível mosaico formado pelas 250 imagens exibidas no site do concurso, fica dificil destacar qual seria a "melhor imagem", mas não se pode negar que a fotografia de surf vencedora da última edição do concurso em 2010 feita por Chris Burkard no Chile (abaixo),  mereceu o prêmio máximo.



Confira aqui a galeria com as 250 imagens selecionadas no Red Bull Illume 2013
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails