Escola na Praia

14 de novembro de 2013


Desde o final dos anos 80, Florianópolis carrega a fama de ser a “capital nacional do surfe” por conta do grande contingente de praticantes na ilha e de uma sólida estrutura de eventos e atividades profssionais ligadas ao mundo da ondas.

Neste contexto, eventos como a competição intercolegial Hurley Surfestudantil – que chega à sua décima edição nesta sexta feira (15) na Praia Mole - confirmam a popularidade do surfe como uma prática esportiva disseminada entre as novas gerações, reunindo praticantes de 16 colégios de Florianópolis numa grande confraternização, com disputas supervisionadas pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF), envolvendo a categoria Alunos e a categoria Pais/Professores.

O sucesso da experiência com o Surfestudantil, organizado desde 2000 pelo amigo e surf-reporter Maurio Borges, impulsionou inclusive algumas escolas a incluir surfe dentro de sua grade curricular por conta da experiência, como é o caso dos colégios Tendência e Energia, que oferecem aos alunos a opção de praticar o surfe na disciplina de educação física - junto com modalidades esportivas tradicionais, como o futebol, vôlei e basquete.



Proprietário de uma escola de surfe na Barra da Lagoa, o orientador de surfe Josué Rezende há três anos atende semanalmente a um grupo de cerca de 40 alunos entre 15 e 17 anos do Curso e Colégio Tendência do Centro, que escolheram o surfe como a sua atividade letiva de educação física.

As aulas atendem a alunos de todos os níveis e acontecem nas tardes de segunda e terça-feira, incluindo a parte prática nas ondas da Barra da Lagoa e Praia Mole, bem como aulas teóricas sobre segurança no mar em sala de aula, com avaliações valendo nota na disciplina. Não por acaso, o Tendência é o atual bicampeão do Surfestudantil, colhendo os frutos da introdução do surfe em sua grade curricular e aproveitando as condições propícias para a prática do esporte nas praias da ilha.

“As vezes uma escola gasta muito mais dinheiro para construir e manter uma quadra poliesportiva, ao invés de aproveitar as ondas da praia para a prática do surfe com um custo muito menor”, ibserva Josué, que fornece todo o equipamento necessário aos estudantes e também participa como técnico dos alunos da Escola Municipal Acácio Garibladi da Barra da Lagoa, que já possui 5 títulos do Surfestudantil.

Além de introduzir os prazeres do surfe no ambiente escolar, o Hurley Surfestudantil também oferece uma importante experiência para futuros atletas com destaque nacional como os irmãos Luan e Cauê Wood e a atual campeã catarinense de surfe feminino Marina Rezende, que é filha de Josué.



Clima de Festival

Muito se fala que as competições tradicionais de surfe perderam a essência ao longo do tempo e que os formatos das disputas deixaram de atrair grandes púbicos na praia. Não é o que acontece com o Surfestudantil, que vem reunindo mais de cinco mil pessoas na Praia Mole a cada nova edição.

A fórmula é simples: agregar diversas atividades de lazer na praia enquanto as disputas de surfe acontecem na água. Uma proposta que envolve, skate, música, escalada, escultura e outras atividades esportivas e culturais, atraindo um público bem abrangente.


Nesse sentido, o Hurley Surfestudantil de certa forma resgata o espírito dos antigos festivais de surfe dos anos 70 e 80 que atraiam grandes públicos. Hoje, além das tradicionais escolha da garota da praia e das apresentações musicais - com festival de bandas escolares e encerramento do grupo Morning Sun -, o evento também traz a consciência ecológica e social em atividades que contam pontos na competição.

Assim, o envolvimento dos alunos inclui tarefas como o plantio de mudas nativas e coleta de lixo na praia, além de uma valiosa ação social de doação de sangue para o Hemosc, que só no ano passado alcançou mais de 200 doadores.



























Programação:

As atividades se iniciam as 8 hs da manhã e prosseguem ao longo de todo dia.
O Hurley Surfestudantil 2013 é apresentado por J Bay, com o suporte de Giraffas. Forma Turismo, Joven Pan FM, Hemosc, CCAA, S365[O]OMUNDO, apoio da Fecasurf, Federação de Skate de Santa Catarina e Fundo Municipal de Esportes de Florianópolis.

Principais Atrações:
- Torneio de Surfe Hurley Surfestudantil
- Giraffas Parede de Escalada
- Torneio Forma Turismo Skate Mini-Ramp
- Prova de Remada
- Prova de Escultura de Areia
- Escolha da Garota Hurley Surfestudantil
- CCAA/S365[O]OMUNDO Music Festival

Fotos: divulgação/ Ken Robert
Mais informações: www.nasondasdapan.com.br
                                 www.facebook.com/hurleysurfestudantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails