Demo Print Reel

6 de dezembro de 2013



















O Surf & Cult está morrendo! Talvez eu seja a única pessoa realmente preocupada com a falta de atualizações deste blog nos últimos meses. Aliás, com a febre do Facebook, onde tudo o que interessa deve estar disponível para rápido consumo nesta rede social, os blogs parecem ter perdido a sua relevância e ninguém tem mais saco para acessar blogs e ler um texto longo na tela do computador ou assistir a um vídeo com mais de 3 minutos.


Mas a verdade é que este blog é em primeira instância uma fonte de prazer para este autor e engana-se quem pensa que eu parei de postar aqui por falta de estímulo em continuar a escrever sobre surf. O motivo real é bem positivo: tenho conseguido canalizar a produção de textos de surf, que antes seriam publicados aqui por amor a arte, agora de forma remunerada para outras publicações de surf. Assim, simplesmente não sobrou tempo de ir atrás de novas pautas.

Repassando os conteúdos produzidos nos últimos meses, reuni o material focado em filmes de surf e os seus produtores, criando o que poderiamos chamar de um "demo print reel", aproveitando a moda dos "demo reels" dos cinegrafistas. Assim, apesar das poucas postagens publicadas no Surf & Cult, acho que posso afirmar sem medo de errar que ninguém escreveu tanto sobre filmes de surf em 2013 quanto este escriba aqui.




A mais recente publicação é uma resenha sobre o filme/série "70 e Tal" do Grupo Sal, que saiu em página dupla na edição de novembro da revista Fluir. Já na edição de setembro da mesma revista foi a vez de contar sobre a produção do longa-metragem "Bella Vita", onde o célebre diretor Jason Baffa explora a cultura surf na Itália. Antes disso, em abril, publiquei uma resenha bem extensa do premiado "The Heart & The Sea" do australiano Nathan Oldfield.


Ainda na temática de filmes de surf, tive o prazer de publicar matérias curtas na seção Mar Aberto das últimas edições da revista The Surfer`s Journal Brasil, para a qual também faço traduções de matérias bem aprofundadas. Foi lá que saiu uma entrevista com o diretor de "Uncharted Waters",  documentário sobre o ícone do surf australiano Wayne Lynch, dirigido pelo também australiano Craig Griffin.




Também na TSJ Brasil, publiquei uma entrevista com a prolífica diretora/editora Lorena Montenegro, que assina a edição de diversas séries de tv sobre surf e lançou o seu primeiro documentário como diretora, o filme "Locais" rodado em Fernando de Noronha. Aliás, ela ficou tão feliz com a matéria, que mandou enquadrar o material para pendurar com destaque na parede de sua produtora Moana Filmes.




























Teve ainda a resenha do documentário "Restrito" de Diego Lara, que registra a controvertida história da onda da Atalaia em Navegantes, conhecida pelo seu localismo feroz. Por fim, minha imersão do segmento dos filmes de surf incluiu ainda material sobre dois festivais que rolaram no Estados Unidos: o San Diego Surf Film Festival e o Smash Fest em Nova York.

E vem mais coisa por aí, na seção Mar Agitado da The Surfer`s Journal Brasil de dezembro. Assim, aproveito para agradecer aos editores destas revistas pela oportunidade de alcançar a tantos leitores.


Créditos fotos de abertura: Nathan Oldfield/ still The Heart & The Sea / Chris del Moro em still de Bella Vita (divulgação)

4 comentários:

Unknown disse...

Cara, eu costumo ler o blog, utilizo um leitor de rss (feedly). E vejo o blog como o único meio, realmente interessado em falar da cultura do esporte, filmes,... é o meu canal off, na internet.

Edu Moraes disse...

muito bom!

Mario "MaiNe" Moraes disse...

Parabéns Luciano! Você Merece! Continuo seu fã e te acompanhando pelas "midias" por ai! Abrx!!

comprar seguidores instagram disse...

mto bom o blog

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails