Pioneiros do Surf em Santa Catarina

9 de janeiro de 2014



A ideia para a websérie "Pioneiros do Surf em Santa Catarina" nasceu do desejo do amigo Fernando "Marreco" Moniz em divulgar o acervo imagens em super-8mm produzidas na década de 70 por seu falecido amigo e companheiro de "surfaris" Lars Kreuger.

Embalado pelo resgate fomentado pela série de tv "70 e Tal", ele achou que já era hora de disponibilizar para o púbico interessado as imagens pioneiras de suas aventuras com Lars desbravando picos de surf no litoral catarinense entre 1973 e 1976. "O Lars já se foi e o meu tempo fica cada vez mais próximo, então é emocionante saber que as gerações posteriores vão poder curtir emoções de 40 anos atrás", explica Fernando, que tinha os arquivos guardados em uma fita VHS.

Lars Kreuger em Atalaia circa 1973
















O valioso material com cerca de 30 minutos caiu em minhas mãos na época da pesquisa para o documentário Pegadas Salgadas, onde utilizei trechos de surf na Barra da Lagoa em Florianópolis em 1975 e 1976, mas grande parte das imagens permanecia inédita.

Com um total de cinco episódios semanais publicados a partir de hoje no  Surf & Cult, "Pioneiros do Surf em Santa Catarina" oferece ao público a chance de conferir na íntegra estes registros históricos dos primórdios do surf em Santa Catarina. Procurei interferir o mínimo possível na edição dos rolos de Lars, apenas segmentando os picos e inserindo trilhas sonoras da época para transmitir o feeling original.

Lars Kreuger e Fernando Moniz em 2008



















O primeiro episódio reúne imagens da dupla surfando nos então desertos picos da Atalaia em Itajaí e Navegantes no verão de 1973/1974, com trilha do Lynyrd Skynyrd, que Marreco recorda como um som que embalava as sessões de surf na época.

O pioneirismo de Marreco e Lars neste que é um dos melhores pointbreaks do Brasil foi citado por muitos dos personagens do documentário "Restrito" de Diego Lara - que conta a história da onda da Atalaia, marcada pelo forte localismo nas décadas seguintes.

Vale conferir abaixo o documentário "Fotossensível" de Cristina Kreuger que mostra a relação da família Kreuger com a captação de imagens e memórias, onde Lars Kreuger conta um pouco sobre a realização das imagens de surf (entre os minutos 4:26 e 6:05) presentes em "Pioneiros do Surf em Santa Catarina".




4 comentários:

Maurio disse...

Lindo! Lindo!
Sensacional Burin.
Os depoimentos, as imagens... A mensagem dela.

Anônimo disse...

Ola!
Meu nome é Sérgio Couto, sou produtor amador de vídeos de surf e realizo um trabalho sem fins lucrativos
de divulgação dos atletas amadores de Navegantes, S.C. Fiz esse vídeo com alguns bons momentos da galera do surf daqui, e também
com o registro da passagem por aqui dos irmãos Alejo e Santiago Muniz. Se lhes interessar como publicação, fico grato.
Segue o link do vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=EAToWwhe0I0

Abraço e sucesso!
Sérgio Couto

Onda Seca disse...

Grande resgate do surf catarinense! Parabéns

Onda Seca disse...

Que inveja desses caras, surfando sozinhos os melhores picos do litoral norte!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails