Pioneiros - ep. 3

23 de janeiro de 2014



No terceiro episódio da série "Pioneiros do Surf em Santa Catarina", os exploradores Fernando "Marreco" Moniz e Lars Kreuger voltam ao pico da Atalaia em Itajaí, onde encontram condições clássicas, com as famosas longas esquerdas do pico oferecendo ótimas condições de surf, sem ninguém na água.

As duas diferentes sessões de surf em 1974 registradas neste video foram algumas das primeiras realizadas neste pointbreak que, anos depois, tornaria-se famoso pelo crowd e o localismo. Com um surf moderno, com direito a trocas de base no meio da onda, Marreco lembra que as pessoas em Itajaí olhavam abismadas quando eles passavam munidos de suas pranchas monoquilha, pois, na época, ninguém acreditava que havia boas condições para o surf na região.

Lars Kreuger executando a sua versão do "estilo águia" de Mark Richards nas esquerdas da Atalaia


Além de pioneiros em desbravar os picos do litoral norte catarinense, Fernando e Lars logo se estabeleceram como os primeiros shapers da região. A partir dos anos 80, Lars tornou-se também um exímio construtor naval, especializado na fabricação e reforma de embarcações de madeira. Um legado que segue firme na família Kreuger, com o estaleiro Kalmar, hoje administrado por sua filha em Itajaí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails