Pioneiros - ep. 4

30 de janeiro de 2014



No quarto episódio da série "Pioneiros do Surf em Santa Catarina", Fernando "Marreco"Moniz desfruta de uma sessão clássica na Barra da Lagoa em Florianópolis em 1975, antes da construção dos molhes que viria a modificar sensivelmente a formação das ondas a partir do início dos anos 80.

Radicados na então pacata colônia de pescadores no leste da ilha, Marreco e seu companheiro Lars Kreuger - que registrou estas imagens - curtiram sozinhos várias sessões como esta a partir de 74, quando ali fixaram residência e passaram a fabricar pranchas, impulsionando o crescimento da cultura surf na região.



Parte dessas imagens já haviam sido divulgadas no documentário "Pegadas Salgadas", e agora finalmente são apresentadas na íntegra, resgatando algumas das primeiras cenas de surf registradas na ilha de Santa Catarina.

"A onda da Barra funcionava como a Guarda do Embaú só que para direita", recorda-se Fernando, que aparece no vídeo surfando com uma 6'6' 'monoquilha swallow. O carinho pela Barra da Lagoa manteve-se ao longo dos anos, e, apesar de hoje residir em Urubici na Serra Catarinense, Marreco ainda mantém um apartamento na Barra, onde curte pegar suas ondas quando o vento sopra de sul em Floripa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails