Reconhecendo o Terreno

15 de abril de 2014

















Em uma sexta-feira com bom tempo característico de outono a produção do documentário "A Pedra e o Farol" foi finalmente retomada, quase um ano após a entrevista inaugural realizada com o sr. Egídio Farias, que infelizmente veio a falecer em dezembro de 2013.

















No caminho de Florianópolis até Jaguaruna no litoral sul de Santa Catarina, eu e o cinegrafista Marcos Vinicius D'Elboux cruzamos todo o prímetro geográfico compreendido neste documentário, registrando imagens de natureza e testando as possibilidades estéticas das muitas paisagens que compõem o roteiro da produção que será gravada ao longo dos próximos meses.















Desde o trajeto pela balsa em Laguna, acessando a estrada já praticamente asfaltada em sua totalidade pelo Cabo de Santa Marta até o municipio de Jaguruna e praia do Arroio Corrente, de onde se chega à Laje da Jagua (Pedra do Campo Bom), o passeio ao longo de todo o dia serviu como uma verdadeira expedição de "reconhecimento de terreno", em paisagens que já fazem parte da minha memória visual desde a minha infância.

















Da imponência do Farol de Santa Marta, observado de diversos ângulos, do asfalto que quebra as barreiras da paisagem desolada de dunas e pedras, conferindo as boas ondas quebrando para os muitos surfistas concentrados na Praia da Cigana, cruzando a icônica Barra do Camacho, finalizamos o passeio registrando a Lagoa do Arroio Corrente e encarando o forte vento nordeste que movia tempestades de areia no alto das dunas.

















Nos dias seguintes inciamos a gravação de novas entrevistas começando pelo resgate das histórias e curiosidades por trás do valioso acervo fotográfico do sr. Gentil Reynaldo, que a partir dos anos 40 fez registros singulares do litoral da região ao sul do Cabo de Santa Marta e das praias de Jaguaruna, incluindo os muitos naufrágios e encalhes de navios nas perigosas águas deste litoral - uma parte essencial da narrativa aser construída no filme.

Além do conteúdo das entrevistas, o documentário busca o desafio de transmitir de maneira poética a interação humana com as paisagens encontradas neste pedaço de litoral onde a natureza se impõe de maneira tão intensa, o que inclui a importância do surf como elemento desta interação, nas muitas praias do Farol e também na poderosa Laje da Jagua, palco de algumas das maiores ondas do Brasil.

















A produção do documentário A Pedra e o Farol conta com o apoio da GAM/Farol Shopping via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e está com prazo de captação aberto para novos apoios via isenção fiscal de IR que permitam concluir o filme com a qualidade máxima desejada. 


Mais informações no blog oficial do filme: www.apedraeofarol.blogspot.com







Um comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails