Quebra Ossos

2 de julho de 2014

No último feriado de junho, na busca por capturar novas imagens de surf para o documentário A Pedra e o Farol peguei a estrada com o mestre Fabio Gouveia atrás de uma grande ondulação na região do Farol de Santa Marta e Jaguaruna. O objetivo principal era encarar a Laje da Jagua e Fabinho trazia a sua gunzeira 10'4'' zerada que ele fez para o próximo inverno havaiano e queria testar em sua segunda experiência nesta onda oceânica.



A ansiedade era grande com o forte barulho do mar na noite anterior, mas a previsão do vento sudoeste um pouco forte demais para a onda oceânica da laje acabou se confirmando na manhã seguinte. Assim, a turma da Atow-inj, decidiu abortar a missão e procurar um big surf alternativo no pico do Quebra-Ossos nos molhes de Laguna.

Jacaré na cavada


Chegando lá, faces irregulares de mais de 3 metros na série, alisadas por um terral em diagonal compunham o belo cenário do local e eu me posicionei do outro lado do canal, de frente para o pico para registrar a sessão, enquanto a galera partiu com o auxilio do jet ski pelo lado do Cabo de Santa Marta.

Paulista testando a gunzeira nova



Na barca, além de Fabinho, estavam os big riders locais Thiago Jacaré e André Paulista, que estreavam uma recém-adquirida gunzeira 10'4'' do shaper Jorge Vicente, o gaúcho Fabiano Tissot, com seu hibrido de SUP, o surfista local de Laguna, Pepeu e o amigo Marcos Cabral, que surfou de tow-in.



Como era feriado, logo o farol na ponta dos molhes onde eu estava posicionado ficou lotado de turistas e moradores que aproveitavam o belo e frio dia de sol para curtir o visual das ondas e dos golfinhos no canal, além dos tradicionais pescadores que batem ponto nas pedras.


Vale notar que a onda do Quebra-Ossos - com seu sugestivo nome - foi se consolidando como pico de big surf nos últimos anos, devido ao alargamento dos molhes que modificaram a bancada, hoje suportando grandes ondulações.

Pepeu numa longa direita


O mar foi se ajeitando ao longo da manhã, mas a dificuldade de posicionamento complicava a vida da turma que optou pela remada e quem mais pegou onda foi mesmo Tissot, que conseguia avistar melhor as séries remando em pé em seu foguete verde de mais de 11 pés.



Tissot em dois tempos


Mas passadas algumas horas de surf e com o fundamental auxilio do jet-ski para ajudar nos resgates, todos conseguiram achar suas morras e meu último registro foi uma onda de Fabinho com mais de um minuto de duração, onde ele acelerou com sua gunzeira cor de rosa por toda a extensão da onda.


Encerramos a tarde com um por do sol incrível na Barra da Laguna, comendo uma tainha e assistindo ao jogo do Uruguai e Inglaterra na Copa do Mundo e trocando ideias sobre as ondas surfadas em mais uma sessão de responsa.

Da esq pra direita: Tissot, Paulista, Jacaré, Pepeu e Gouveia
 Frame de abertura: Fabio Gouveia acelerando com sua gunzeira

Um comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails