Da Terra para o Mar

23 de setembro de 2014


A previsão de uma ensolarada manhã de terça-feira de setembro, sob o sol reluzente de um dia limpo de forte vento sudoeste, representava uma das últimas oportunidades de registrar as paisagens das praias do Cabo de Santa Marta para o documentário "A Pedra e o Farol" neste inverno que não foi dos mais rigorosos.



Dada a conjunção dos elementos, a escolha pelo costão da praia da Galheta era óbvia. Por aqui, ondulação de sul equivale a mar azul, e o vento do mesmo quadrante sopra da terra para o mar.
Ah o vento terral! Ele penteia qualquer sinal de espuma que chega a praia e produz o cenário de sonhos para os surfistas.



O lineup estava vazio e a ondulação passava mais para o meio da praia, mas a formação das ondas não estava lá essas coisas por lá, pois o vento estava muito forte e já pegava meio de lado.  No costão protegido o vento era perfeito, mas apenas umas merrecas ocasionais corriam esporadicamente sobre a água transparente.



A missão não era filmar surf e sim a beleza da paisagem. Percorremos então o costão para registramos a geografia recortada e o bairro de casas sobre as dunas e as pedras, alvo de uma ação ambiental que pede a demolição de todas as construções do local. O meio-dia se aproximava e a cada pequena série que corria pelas pedras, crescia a minha vontade de me jogar no mar. Um desejo que só aumentou ao avistarmos uma baleia franca dando o seu espetáculo no meio da praia.



Técnicamente poderiamos dizer que o mar não estava surfável, mas este era o tipo de cenário para mim irresistível, então resolvi entrar na água e dar uma remada de qualquer jeito. Logo fui acompanhado pelo local Alex José, que chegou com um de seus longboards clássicos de madeira com mais de 11 pés de sua marca Noserider, construídos artesanalmente com tábuas maciças de garapuvu.



Munido de sua pesada embarcação de madeira, ele conseguia entrar com velocidade em qualquer ondulação, o que permitiu que registrassemos alguns momentos de surf para complementar as gravações. Eu também tentei a sorte com o pranchão, apenas para comprovar que ele requer uma abordagem totalmente diferente do que estamos acostumados numa pranchinha.



Crédito das imagens: frames "A Pedra e o Farol" por Marcos BG




Um comentário:

Anônimo disse...

aprendi a surfar nessa onda,,,gosto quando esta dando para pular da pedra, e sair surfando...

Belas imagens , biagrafia legal! Nose ride""massaa!!! @yvesdelvechio

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails