Idealismo Produtivo

13 de novembro de 2014


Tirando a falta de educação disseminada entre as pessoas, o que você apontaria como sendo o mais alarmante problema da humanidade nos dias de hoje? Pensando rapidamente, me vem a mente a exploração irracional dos recursos naturais (água) e o sistema de produção e consumo (lixo) a que parecemos estar condenados. Neste contexto, a qualidade e a maneira como conseguimos o alimento que ingerimos diariamente me parece estar no cerne de como lidamos com a nossa saúde e o mundo que nos cerca.



Partindo da premissa de que as ilhas havaianas representam um microcosmo do nosso planeta, já que são um paraíso isolado onde grandes industrias de alimentacão, grãos e "defensivos agrícolas" testam os seus produtos, o documentário "Island Earth - Sustainable Farmers In Hawaii", do surfista e filmaker californiano Cyrus Sutton propõe uma revolução nas relações de dependência que o ser humano comum tem com uma poderosa cadeia industrial na hora de conseguir o seu alimento.

Ao investigar o tema crucial dos perigos da agricultura industrial e da contaminação quimica para a saúde, a partir do movimento independente de jovens que estão tantando voltando a cultivar a terra no Havaí - criando os seus próprios sistemas de alimentção sustentável -, o documentário trata de temas espinhosos como os corruptos modos de produção corporativa de alimentos, os perigos da modificação genética, do uso de pesticidas, e, em ultima instância, dos venenos inseridos na comida industrializada que somos praticamente obrigados a consumir no dia-a- dia. Uma abordagem que faz eco com movimentos como o do também surfista e hoje ativista político Dustin Barca, que tem focado sua energia para denunciar a agricultura industrial que se pratica nas ilhas havaianas.




Explorando as ilhas havaianas a bordo de sua van nos últimos meses para captar material para o filme, Cyrus é um daqueles sujeitos idealistas que pode ser enquadrado na categoria "gente que faz". Suas realizações desde que largou as competições e fundou o Korduroy, uma plataforma com espírito DIY(faça você mesmo), incluem a produção de filmes como "Stoked & Broke" - transformado no Brasil na "mal xerocada" série de tv Custo Zero - , além do icônico Tom's Creation Plantation, que espalhou de vez a moda do resgate das pranchas alaias fomentado pelo shaper Tom Wegener.

Então quando Cyrus pede apoio, via financiamento coletivo, à produção de um documentário como Island Earth, você pode ter certeza que ele vai entregar o que promete: um filme para nos fazer pensar e questionar o mundo, ainda que as suas tintas utópicas pareçam colorir uma hoje pálida e distante perspectiva de final feliz do homem em harmonia com a natureza: "Mudar o mundo não é tão complicado quanto querem nos fazer acreditar, só requer uma mudança nos nossos valores - um longo e frutífero caminho pela frente", resume Cyrus.


     para colaborar com o projeto Island Earth clique aqui
     fotos: divulgação Cyrus Sutton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails