Conteúdo Próprio

3 de março de 2015


A criação do website Deriva parte fundamentalmente do desejo de um contingente de surfistas profissionais em tomar as rédeas da divulgação dos seus trabalhos autorais, de uma forma direta e independente, sem o filtro da imagem transmitida ao público pelos seus patrocinadores. Um conceito que atrai sobretudo aqueles surfistas que curtem exercitar sua veia artística como complemento à sua vida de atleta.

A proposta capitaneada pelo videomaker Pablo Aguiar, o surfista profissional Tomas Hermes e o designer Guilherme Rosa foi lançada oficialmente em outubro de 2013, baseada num esquema coletivo e dinâmico de atualizações - em sintonia com projetos artísticos coletivos da internet ligados a outros temas, onde a união faz a força na hora da divulgação de trabalhos artísticos autorais.



Focado em um conteúdo original de fotos e vídeos curtos com atualizações diárias, Deriva é um site recheado de imagens de bastidores (chamado por muitos de “lifestyle”) e ação nas ondas, reunindo nomes expressivos da nova e talentosa geração de surfistas profissionais, como Alejo Muniz (na foto acima), Yago Dória e Jesse Mendes, junto com o trabalho de outros surfistas já bastante ligados às artes, como Junior Faria e o próprio Tomas.

“Estamos plantando uma semente agora e esperamos colher os frutos num futuro próximo, fazendo algo totalmente novo aqui no Brasil”, explica Guilherme, ressaltando que “a maior dificuldade no momento tem sido fazer as pessoas se acostumarem a entrar todos os dias no site, pois praticamente todos os dias tem algo novo e totalmente exclusivo feito por nós.”.



Mais do que um conceito fechado entre um grupo de amigos surfistas e artistas, os criadores enxergam o site/revista Deriva como um projeto agregador, aberto a todos os surfistas que tenham algum conteúdo criativo e original para apresentar - - um exemplo disso é o video mais recente publicado com o "monstro dos aéreos"  Franklin Serpa, acima. Apesar do formato independente, eles explicam que as marcas dos atletas envolvidos também poderão usar a plataforma Deriva para divulgar os seus filmes e making of.

No universo do surfe online, o projeto What Youth, um híbrido de site e revista norte-americano que agrega surfistas, videomakers e fotógrafos da nova geração, é o veículo que mais se assemelha à proposta do site Deriva e uma inspiração imediatamente reconhecida pelos seus criadores: “Achamos o conceito do What Youth genial. É uma pena que eles se fecham, mostrando apenas os gringos e deixam os brasileiros de fora”, afirma Guilherme, acrescentando que “por outro lado, isso nos abre um espaço para valorizar a nossa galera e o surfe do Brasil”.

E para quem ainda não entendeu bem como funciona a plataforma Deriva, o texto de abertura do site é bem explicativo quanto às motivações de seus criadores: “Estamos à Deriva, mas não parados. Produzimos fotos, vídeos, vivemos na praia, mas também somos influenciados pelo urbano. Um espaço virtual onde teremos pequenos pedaços da galera ao nosso redor”.

Matéria publicada originalmente na edição 2.3 da revista The Surfer's Journal Brasil. Fotos: divulgação Derivamag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails