Cerco de Praia

18 de maio de 2015



No último dia 15 de maio iniciou-se oficialmente mais uma temporada de pesca da tainha no litoral de Santa Catarina, uma prática que é motivo de de conflito entre surfistas e pescadores, numa disputa que se arrasta há decadas, especialmente nas praias de Florianópolis.

O sexto episódio da websérie Pegadas Salgadas traz a visão de representantes do surf local sobre a polêmica proibição do surf em diversas praias de Floripa, que divide opiniões até mesmo entre os surfistas, que são os maiores prejudicados com o impedimento de surfar em muitas das praias, justamente na melhor época do ano de ondas. Do lado dos pescadores, o entendimento de que os surfista espantam os cardumes de tainha segue como uma premissa imutável e amparada por lei, embora ela ainda careça de embasamento científico.


Já abordei este tema com maior profundidade nesta matéria publicada no ano passado na revista Fluir. Desde então, a cada temporada a luta dos surfistas que se organizaram em busca de um acordo mais flexível com os pescadores tem surtido efeito e para este ano temos alguns novos trechos de praia liberados, como os cantos esquerdos da praia do Matadeiro, Armação, Lagoinha do Leste e Mocambique, além das já regulamentadas praias da Joaquina e Mole.

Confira aqui os outros episódios da websérie Pegadas Salgadas
foto: Guto Kuerten


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails