A Pedra e o Farol

19 de agosto de 2015



A produção do documentário "A Pedra e o Farol" chega a sua fase edição e finalização após um longo processo de viabilização e mais de 18 meses de captação de imagens. O filme mostra a relação entre o Farol de Santa Marta e a Pedra do Campo Bom (Laje da Jagua), região onde aprendi a surfar e com a qual tenho uma ligação desde que me conheço por gente.

Thiago Jacaré na Laje da Jagua, foto: Lucas Barnis

Realizar um filme independente com apenas 20% dos recursos previstos no orçamento é uma missão somente possível graças a parceria e ao empenho dos muitos amigos e profissionais talentosos que acreditam no projeto e uma dura adaptação às restrições financeiras impostas para produzir dezenas de entrevistas e imagens de ação e natureza, que irão compor a narrativa deste documentário longa-metragem.

Naufrágio em Jaguaruna, foto: acervo Gentil Reynaldo
Olhando pra trás, parece incrível lembrar que e o roteiro original deste filme foi consolidado ainda em 2009, junto com o projeto de documentário "Pegadas Salgadas" que consegui finalizar em 2012, graças ao prêmio alcançado com o Edital de Cinema de Santa Catarina - e cuja equipe consegui reunir mais uma vez neste novo projeto.



Viabilizado com apoio da GAM/Farol Shopping via Lei Rouanet/MINC, o projeto "A Pedra e o Farol" continua com captação aberta até o final do ano para tentar novos recursos que permitam investir na finalização, divulgação e lançamento do filme ainda em 2015 com a alta qualidade que ele merece.



Neste contexto, a conclusão do trailer de divulgação é um passo importante para consolidar as ideias e o conteúdo gravado, que, assim como em Pegadas Salgadas, vai muito além da temática tradicional dos filmes de surf e visa alcançar um público mais abrangente. Uma proposta alcançada a partir do resgate da história da região de Laguna e Jaguaruna, dentro de uma reflexão universal sobre a relação do homem com a memória e a paisagem em que vive. Confira aqui o blog oficial do filme.



Dito isto, o surf aparece sim em destaque em diversos momentos do filme, revelando a sua importância na popularização da região do Farol de Santa Marta como destino turístico e resgatando a história da descoberta do potencial de big surf da onda da Laje da Jagua a partir de 2002, com depoimentos de surfistas renomados como Rodrigo Resende e Fábio Gouveia, além dos surfistas locais da laje: Thiago Jacaré, André Paulista, João Capilé, Fabiano Tissot e João Baiuka.  



Ficha Técnica do Trailer "A Pedra e o Farol":

Direção, Roteiro e Produção: Luciano Burin
Edição e Montagem: Luciano Burin e Marcos BG
Cinegrafistas: Antonio Zanella, Guilherme Reynaldo, Luciano Burin, Marcos Vinicius D'Elboux, Marcos BG e  Rafael Ribeiro
Imagens adicionais: Lucas Barnis
Som Direto: Luciano Burin
Edição de Som e Trilha Sonora: MarcosBG
Acervo de Fotografias: Gentil Reynaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails