Quem Planta, Colhe

7 de setembro de 2015



No último dia 26 de agosto estive no cinema do CIC em Floripa para prestigiar a pré-estréia do documentário "A Origem" o novo documentário de Ademir Damasco, mas conhecido como Neném, que se propôs a produzir uma prancha 100% ecológica, a partir da madeira Agave, resina a base de óleo de mamona e tecido de algodão orgânico.

Ligado às raízes da ilha que é sempre a locação de seus documentários, Neném levou seis anos para concluir este projeto que une ecologia com o mundo das ondas e gostei muito da proposta de  evidenciar e valorizar a fauna e flora local, ao longo da edição de imagens feitas pelo seu filho Gustavo Damasco.





Neném é daqueles "documentaristas de guerrilha", que leva adiante as suas produções com a parceria de amigos e não se deixa frear pelas contingências financeiras. Assim, as eventuais deficiências técnicas (especialmente o som das entrevistas em alguns momentos) são compensadas pelo seu enorme desejo de levar para às telas a sua mensagem, em uma narrativa leve e contemplativa, pontuada com bom humor.
 
Na empreitada de plantar um pé de Agave (piteira) em seu terreno no Campeche, esperar a planta crescer, cortar o pêndulo morto e depois cortar e secar a madeira, vários anos se passaram. Na realização do shape da prancha ecológica, ele contou com a ajuda do legend Fernando "Marreco" Moniz e encontrou a resina ecológica nas mãos do grande marceneiro Razmik Kiurkdijian, duas talentosas figuras que já frequentaram as páginas do Surf & Cult.

Após a sessão para um auditório cheio, foi muito bom poder reencontrar estes personagens que fazem a diferença na cultura da ilha e compartilhar a alegria de Ademir em poder exibir em grande estilo mais uma obra audiovisual realizada. E como diz a introdução do making of do filme: "Quem Planta, Colhe!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails