Anos Coloridos

14 de junho de 2016





























Estréia nesta terça-feira (14 de junho) a série "80 e Tal", uma produção do Grupo Sal, dirigida por Rafael Mellin, na qual tive o prazer de realizar as entrevistas com os personagens que moram em Florianópolis e viveram intensamente a explosão do surf no litoral catarinense nesta época.

Seguindo a trilha do instigante resgate da história do surf no Brasil iniciado com a bem-sucedida série "70 & Tal", a nova produção se debruça nos coloridos anos 80, um período que marcou a consolidação do mercado de surfwear e a profissionalização do surf como esporte de competição no Brasil e no mundo - o que permitiu a uma legião de surfistas e entusiastas poderem realizar o sonho de viver financeiramente do universo das ondas.

Alguns ídolos da época



Ganhei minha primeira prancha de fibra em 84 e lembro bem do fascínio que sentia em folhear aquelas revistas de surf cheias de anúncios coloridos, de querer comprar aquelas bermudas curtas e com cores fluorescentes, que se espalhavam também em toda sorte de acessórios hoje sumidos, como biqueiras e luvinhas de surf. Numa época onde a informação começava a se difundir com mais facilidade, estes novos elementos de moda e comportamento (muitos deles que vistos hoje nos provocam risadas) eram incorporados de imediato pela juventude e forjavam uma sólida identidade cultural em torno do surf, que unia todos em seu entorno.

Inspirado nessa estética vibrante, a produção procurou recriar a atmosfera e as referências dos anos 80 em cenas de ação e "estilo de vida" característicos da cultura de praia da época, com surfistas atuais surfando pelos picos mais relevantes dos anos 80, embalados pelas trilhas sonoras e grafismos da época, e munidos de toda a indumentária de pranchas e acessórios que marcaram o período. Esta estética também se reproduziu nas gravações em estúdio, com panos de cores fluorescentes compondo o cenário de fundo.



A escolha dos personagens do sul girou em torno de algumas figuras que já havia entrevistado na produção  do documentário "Pegadas Salgadas", como Fabio Gouveia, Avelino Bastos, Zeno Brito, Flavio Vidigal, Basilio Ruy, Maurio Borges e Bira Schauffert, além de nomes fundamentais que tive a oportunidade conhecer, como Renato Hickel, Flavio Boabaid, David Husadel, Netão e Roberto Lima, cujos depoimentos ajudaram a reconstruir o rico imaginário que fez dos anos 80 um período tão icônico e influente até os dias atuais.

Na pauta, as curiosidades e os caminhos que levaram Floripa a ser reconhecida como a capital do surf no Brasil a partir da segunda metade dos anos 80. Um contexto que envolve os bastidores da consolidação do surf profissional brasileiro e a realização dos icônicos campeonatos nacionais na Joaquina, como Op Pro e o evento mundial Hang Loose 1986, verdadeiro marco histórico do surf nacional.



A talentosa equipe das entrevistas em Floripa, cujas gravações ocorreram há cerca de um ano, contou com o cinegrafista Daniel Leite da Silva, auxiliado por Robson Dias e a produtora Naná Marcondes (na foto com Fabio Gouveia e Renato Hickel). Além de nós, dezenas de outros profissionais estiveram envolvidos na produção da série 80 e Tal, cujo resultado poderá ser conferido em 13 episódios que irão ao ar toda terça às  22:30hs no Canal Off.




Confira um clipe de ação do programa:  http://canaloff.globo.com/programas/80-e-tal/videos/5089731.html










2 comentários:

rafael mellin disse...

valeu, Luciano!!
obrigado pelo apoio e participação
vc fez belas entrevistas com essa turma.
abração

Maurio disse...

Dos 12 capítulos, consegui assistir 7, ou 8. Gostei de muita coisa. Minha única observação vai no sentido que Pedro Muller, Picuruta, Fabinho, Teco, Paulinho do Tombo, David Husadel, Tinguinha, Dadá, enfim os destaques daquela época deveriam aparecer surfando, em ação, nesses episódios. Aquela turma dando aéreos, rasgadas, e numa abordagem totalmente diferente da época deu uma cansada. Mas foi muito positivo! Muito bom relembrar. Muitas histórias!!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails