5 Pra 1: Bruno Zanin

19 de setembro de 2016


O Surf & Cult retoma sua proposta original de compartilhar e dar visibilidade a trabalhos inspiradores de pessoas que orbitam em torno do surf e suas manifestações culturais. Assim, estreamos neste post a série de entrevistas batizada de “5 Pra 1”, com cinco perguntas para o filmmaker Bruno Zanin, que vem se destacando com um trabalho consistente de curtas-metragens independentes com surfistas brasileiros de alto calibre, como os recentes vídeos com Lucas Silveira e Yuri Gonçalves.

As trilhas sonoras roqueiras e os cenários paradisíacos da Indonésia são ingredientes marcantes no trabalho autoral de Bruno, que iniciou sua trajetória na Guarda do Embaú com o incentivo do saudoso surfista Ricardo dos Santos. Depois de trabalhar em algumas produções do Canal OFF, ele passou a se dedicar de forma independente a registrar os surfistas brasileiros em suas surf-trips, o que gerou o filme "When Your Dream Speaks" e muitos curtas que fazem sucesso na internet.

Radicado em Floripa e adepto ao modelo autoral de "produtora de um homem só" tão comum aos diretores de filmes de surf, Bruno tem no bom humor e na humildade características marcantes em sua personalidade, o que o fez colecionar amigos no mundo das ondas e a manter viva a produção nacional de filmes de surf, apesar das muitas dificuldades encontradas por quem se aventura nessa área. 



1 - Conta um pouco sobre a tua relação com a Indonésia e como foi a sua temporada lá este ano?

Lembro da primeira vez que fui em 2012, só para surfar e curtir, e foi amor a primeira vista! A Indonésia pra mim se tornou um dos lugares mais especiais do mundo, eu me sinto em casa e muito a vontade por lá! A vibe, as ondas, as paisagens e o tratamento que você tem por lá, acho muito difícil encontrar em algum outro lugar do mundo. Isso tem me balançado bastante sempre que estou por lá, a vontade de ficar morando no por lá está bem grande! Quem sabe num futuro próximo! (risos).

Cada temporada tem sido muito especial, ano passado tive a sorte de estar no swell épico de Kandui, e esse ano com certeza vivi meus melhores momentos como filmmaker de surf,  foram incontáveis as ondulações que bateram nas ilhas da indonésia nos proporcionando muito show de talentosos surfistas! Todos os dias antes de dormir ainda penso de como tenho sorte de fazer o que amo e de o quão boa foi essa ultima temporada por lá.


2 - Qual equipamento você usou e qual foi o teu planejamento para as produções que realizou por lá?

O início desse ano foi bem complicado pra mim, 1 mês antes de viajar para Indonésia, durante uma SurfTrip para o uruguai, tive todos os meus equipamentos roubados.. quase 40 mil reais em lentes, câmera, malas, etc... Foram 3 anos de trabalho pela janela, literalmente. Tudo aconteceu de uma forma muito sinistra enquanto estávamos dormindo, aquilo me deixou muito desanimado e triste. Então, vi todos meus amigos me ajudando, e aquilo me deu um gás animal, fizemos festas, conseguimos doações online, pedi empréstimos pro banco, ajuda do 'PaiTrocinio' hehehe e acabou que consegui comprar um equipamento de qualidade para trabalhar nessa temporada!

Já tinha meio que algumas trips fechadas por la, teria algumas semanas de trabalho garantidas que me renderiam uma grana legal para pagar parte dos empréstimos, e no final da temporada eu praticamente não tive tempo livre Graças a Deus! Acabava uma trip, já encaixava outra e por assim foi fluindo!! De equipamento eu usei uma SONY A7S, Duplicador, 100-400 Canon , 24-105 e uma 50mm 1.4. Acho que esse é um kit básico pra surf e lifestyle!



3 - Como seleciona as trilhas sonoras e qual a importância delas nos teus videos?

Eu lembro que quando era pequeno, conhecia as musicas não pelo nome das bandas, e sim por ''A qual filme de surf esta música pertence'' e isso me marcava muito! Tento fazer isso com meus clipes, que as pessoas escutem as musicas e lembrem do meu video! Que se sintam instigadas pela performance dos atletas e a musica em conjunto.. As musicas dos filmes mais antigos eram muito instigantes, com o passar do tempo isso foi se perdendo um pouco, não me adaptei muito a essas musicas modernas.

Mas também,  isso é um pouco subjetivo. Eu me considero um cara mais clássico e acho que o surf "power" precisa de um bom rock'n'roll acompanhando, além do que eu fui criado escutando musica boa e muito rock, meus irmãos, meus pais, meu padrinho, foram grandes influencias nas minhas trilhas que eu uso, sei que eles acompanham meus trabalhos, e sei também que vão ser os primeiros a criticarem quando a musica não for boa! (risos) Graças a Deus nunca reclamaram!



4 - Teus últimos trabalhos tem sido curta-metragens focados em um determinado surfista. Como você avalia os formatos atuais das produções ligadas ao surf e quais os seus planos futuros dentro deste segmento? 

Eu tenho consumido muito video pela web, e tem muita coisa boa sendo feita... Acho que os videos estão ficando mais curtos, acho que as pessoas estão perdendo um pouco de paciência de ficar olhando o mesmo video por tantos minutos.. Eu fico um pouco triste com isso, pois eu tenho feito videos mais curtos agora também pensando nisso, e os últimos clips que fiz do Yuri e Lucas sobraram MUITA onda de reject, que daria pra fazer o clipe duas vezes maior e com muita performance mesmo assim.

Eu sou um cara que gosto de passar horas assistindo videos e observando os mínimos detalhes, gosto de aprender muito com cada produção! O ultimo que chamou bastante a minha atenção foi o "Sorria" do Gabriel Novis, filmmaker brasileiro que vive nos Estados Unidos. O filme me chamou bastante atenção pela fotografia e trilha sonora bem diferente e bem foda ao mesmo tempo!

Estou escrevendo o projeto para meu primeiro "longa". Vai ser algo mais clássico, um filme com sessões separadas dos atletas, trilha sonora pra frente, com bastante humor! No filme quero encaixar o FUTURO, o PASSADO e o PRESENTE! Ou seja, sessões com Fabio Gouveia, Grilão e outros ídolos que marcaram época, alguma sessão com os groms que estão dando o que falar ( Matheus Herdy, Lucas Vicente etc) E sessões com nossos atuais guerreiros do Tour! Não sei se consegui explicar direito aqui o que eu penso, mas na minha cabeça as coisas criaram uma forma bem legal, agora e terminar de escrever, correr atrás de apoio e tentar tirar o projeto do papel!

5 - Se você tivesse uma verba ilimitada para produzir algum trabalho audiovisual relacionado ao surf o que você faria?

Verba ilimitada? Faria esse meu projeto que esta em minha mente, só que pagaria todos os meus amigos profissionais da área para filmarem e trabalharem junto comigo no projeto, com as melhores câmeras do mundo, nas melhores ondas, com muita cerveja e vibe boa, eu tenho certeza que o filme ficaria muito foda! (risos) Essa pergunta ate me fez sonhar aqui, quem sabe um dia!

 fotos: Bruno em G-Land por William Zimmermann





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails