Episódio 01: De Volta às Origens

17 de abril de 2019


No primeiro episódio da série, a lenda do surfe brasileiro Fabio Gouveia volta às suas origens na Paraíba, onde reencontra seus pais, amigos e ídolos de infância, além de apresentar a nova geração de surfistas locais, em encontros cheios de nostalgia e diversão. “Dá aquela saudade, mas parece que quando eu vou eu curto muito mais, absorvo muito mais”, explica Fabinho sobre voltar para sua terra natal.

Conhecer os pais de Fabinho, que residem na praia de Intermares em João Pessoa, é entender a base de carinho e humildade que o levou a conquistar o mundo com o surf. “Fabinho merece ter esses resultados que ele alcançou, e vem alcançando ainda na vida,  porque é um cara que tem muita força de vontade e um pensamento muito positivo. Esse pensamento positivo o ajuda demais na vida”, avalia seu pai, Marcos Gouveia.



Fia e Badeco

No Dique de Cabedelo, ao lado dos molhes de pedra que proporciona aquela que é considerada a melhor onda da região, ele se encontra e surfa com Arnaldo Badeco - “o primeiro surfista paraibano que eu vi estampado numa revista de surf”, lembra Fabinho, sobre o seu primeiro ídolo no surf.

E foi com Badeco que gravamos uma das mais emocionantes entrevistas de toda a série. Vindo como ele mesmo diz do “lado humilde desse país”, Badeco, que foi campeão paraibano de surf, contou que procura retribuir a sorte de ter encontrado no surf uma oportunidade de vida, incentivando garotos a aprenderem a surfar na escolinha de surf que montou e comandou por muitos anos, chegando a abrigar 40 alunos de uma só vez, mas que recentemente foi obrigado a fechar. “Se você causar o bem para uma única pessoa, você já vai estar fazendo uma revolução “ resume Badeco, citando uma frase de um livro que o marcou.

Dique de Cabedelo, 2017

As recordações dos amigos de infância Otávio Lima e Alexandre "Calcinha" evocam imagens de uma infância alegre e saudável nas ruas de "Jampa", onde a turma rodava a cidade toda de bicicross e se juntava na praia do Bessa para pegar as primeiras ondas.

 

Fia também fala sobre as condições de ondas pequenas do litoral paraibano que facilitam o surgimento de novos talentos, como Kauã Hanson e Yuri Barros - que já se destacam no cenário nacional. Ele também surfa na paradisíaca Praia do Coqueirinho, junto com a surfista local Rayssa Fernandes.  “Tem sempre um novo talento ali. Eu acho que o fato de não ter as melhores condições força a galera a treinar mais, a ralar mais, a buscar seus objetivos”, analisa Fabinho.

Fia e Paulo Bala

Mais tarde Fabinho visita o seu primeiro shaper e patrocinador Paulo Bala, que hoje se dedica à música. “Fabinho foi um significado pro surfe enorme, foi quem abriu as portas pra essa meninada que está aí”, analisa Bala, cuja música "Extremo Oriental", uma homenagem às belezas de João Pessoa, encerra o episódio.

O episódio está disponível no link: https://globosatplay.globo.com/canal-off/v/7518175/



Episódio 01:

Direção e Produção: Luciano Burin
Produção Executiva: Gustavo Migliora
Cinegrafistas: Antonio Zanella e Luciano Burin
Edição e Finalização: Luciano Burin
Edição Adicional: Antonio Zanella 

Tratamento de Cor: Fabiano Sperotto
Edição de Som: Luciano Burin
Imagens Adicionais:  Ivan Drones, Felipe Lima, Michel Machtoub e Jackson Kleuson (foto)

Produção Local Adicional: Chicó Moura








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails