50 Anos de Busca

1 de dezembro de 2019




O livro “A História da Rip Curl” abrange os 50 anos da icônica marca de surf nascida em Torquay na Austrália, a partir do sonho juvenil dos fundadores Brian Singer e Doug “Claw” Warbrick em ganhar a vida envolvidos com o surf.

A convite da editora Gaia tive o prazer e o desafio de fazer a tradução para o português desta obra do escritor Tim Baker. Foi uma experiência trabalhosa, mas bastante enriquecedora, num conteúdo de quase 400 páginas que resgata o surgimento da indústria do surf e toda a “aura” criada em torno do simples prazer de deslizar nas ondas ao longo das últimas décadas.




Última representante das chamadas "grandes marcas de surfe"  ainda administradas por seus fundadores, recentemente (e pouco depois de concluída a tradução do livro) a marca foi vendida para o grupo Kathmandu, encerrando assim a incrivelmente bem-sucedida jornada de seus fundadores a frente do negócio, que mantiveram por 50 anos sempre fiéis às suas origens.



O legado que deixam se traduz numa inestimável contribuição para todo o universo do surf, seja no âmbito das competições - como o icônico campeonato de Bells -, no freesurf, com as lendárias e inspiradoras viagens de exploração "The Search", bem como no desenvolvimento de equipamentos de alta qualidade, sobretudo a essencial roupa de borracha, das quais se tornaram o principal fabricante mundial.

Brian Singer e Doug Warbrick
 
"A História da Rip Curl traz a impressionante jornada de dois jovens surfistas - Doug “Claw” Warbrick e Brian Singer - que perseguiram um sonho audacioso de ganhar a vida na busca pela onda perfeita. A Rip Curl, marca que eles criaram, não somente satisfez o desejo pessoal deles de surfistas viajantes, como também inspirou incontáveis outros, surfando na onda da revolução global da juventude do final dos anos 60.

“The Seach (A Busca) é feita a partir de muitas jornadas individuais e a história da Rip Curl é feita a partir das trajetórias pessoais de muitas pessoas. A minha é apenas uma delas.”
Biran Singer 

"O mantra da Rip Curl tornou-se A Busca (The Search): a procura por novas ondas em litorais distantes, novas aventuras - esqui, snowboard, windsurf - e um melhor equipamento para incrementar a experiência. Ao longo do caminho, eles apoiaram as carreiras de muitos grandes surfistas mundiais - de Midget Farrelly a Michael Peterson, Tom Curren a Damien Hardman, Pam Burridge a Stephanie Gilmore e, é claro, Tyler Wright e Mick Fanning." (no Brasil, Gabriel Medina)



“Era um sonho simples: continuar surfando, morar na praia e de alguma forma montar um meio de vida que permitisse o máximo de tempo na água  e de exploração das ondas. O fato de conseguirmos alcançar muito mais do que isso comprova a força deste mesmo sonho que pulsa nos corações de todos os surfistas.”
Doug “Claw” Warbrick

Pessoalmente, conhecer mais a fundo a história da Rip Curl reforçou em mim o entendimento de que o sucesso profissional se constrói de forma natural quando se tem uma verdadeira afinidade com o seu trabalho. Nesse sentido, Claw e Brian alcançaram a excelência em suas atividades pois nutriam uma paixão verdadeira e essencial pelo surf e se dedicaram com afinco a criar produtos funcionais e um mercado saudável em seu entorno.




Entre as livrarias que comercializam o livro estão a Cultura, Travessa, Curitiba, Leitura, Vila, Martins Fontes, além da Amazon, com o valor de R$ 65,00. As lojas Rip Curl espalhadas do Sul ao Nordeste do País também estão recebendo o livro a partir dessa semana. A Loja Virtual oficial da marca – www.ripcurl.com.br – é outro ponto de venda oficial e entrega a publicação em todo o País.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails