Vida Própria

2 de setembro de 2020

O documentário “A Pedra e o Farol” da Scult Filmes será exibido nesta sexta-feira 04/09, às 21h no canal TVAL, na estréia da programação "Cine Catarina", que traz os filmes premiados no primeiro edital de audiovisual da Assembléia Legislativa de Santa Catarina - ALESC.  E assim, este projeto originalmente concebido em 2009, lançado em 2016 e premiado em festivais, e que ficou por dois anos licenciado entre 2017 e 2019 - com várias exibições no Canal OFF -, ganha uma nova janela de exibição e alcance de público. 


As inesperadas interações que recebo a partir da repercussão dos meus filmes ao longo dos anos são algumas das maiores recompensas ao trabalho realizado. Desde o filho que através do filme conseguiu localizar o pai que não via há décadas, ou o neto que quis presentear com um DVD do filme o seu avô que foi faroleiro do Farol de Santa Marta durante a Segunda Guerra Mundial, é emocionante perceber que o filme ganhou uma vida própria e segue gerando um lastro de novas e boas histórias. E tem sido assim, desde o evento de lançamento de "A Pedra e o Farol" em agosto de 2016, quatro anos atrás.

 

Outro desdobramento importante de "A Pedra e o Farol" é o projeto de recuperação de patrimônio material "Gentil Memória", premiado no edital Elisabete Anderle em 2019, onde o fotógrafo Guilherme Reynaldo conseguiu recursos para recuperar as valiosas fotografias do acervo de seu avô Gentil Reynaldo, que resgatam a memória do muncipio de Jaguaruna através de fotografias dos anos 1940 até os anos 1970. A história desse acervo, que é contada no documentário, ganha agora vida própria com a produção de um catálogo e uma exposição das fotos de Gentil, que serão lançados ainda este ano e nos quais tive o prazer de estar envolvido na produção dos textos.


Ainda na programação do "Cine Catarina", no dia 02/10, às 21h também na TVAL, é a vez da exibição do documentário “Pegadas Salgadas” (2012), outra produção da Scult, premiada neste edital. No caso desta obra, que foi o primeiro documentário produzido pela Scult, o lastro de histórias é ainda maior, com boas surpresas como a marca de 200 mil visualizações do filme no Youtube, e a sua presença no catálogo da plataforma Amazon Prime Video. Tomo isso como sinais de que o filme tem "envelhecido bem".


A TVAL pode ser sintonizada em todo o Estado de Santa Catarina via parabólica e em tv a cabo nas operadoras NET, TVA, Viacabo e Cabovisão, e também nos  mesmo horários no canal de Youtube da Alesc. Confiram a programação, com exibições todas as sextas, às 21h:

"A Pedra e o Farol" -  04/09, às 21h

"Anauê" -  11/09, às 21h

"Descaminhos da Coxilha" - 18/09, às 21h

 

"É Bucha"- 25/09, às 21h

"Pegadas Salgadas" - 02/10, às 21h.

"Retratos de Santa Catarina" - 09/10, às 21h.

"Celibato no Campo" - 16/10, às 21h.

"Dom Quixote das Artes" - 23/10, às 21h.

"Terra Cabocla" - 30/10, às 21h.

"Vale Tombado" - 06/11, às 21h.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails