Faróis do Brasil

20 de abril de 2021



No ano passado fui convidado a gravar uma entrevista para a série "Faróis do Brasil" exibida na TV Brasil, que, como o nome diz, percorre o litoral brasileiro mostrando os principais faróis do país.

O mais recente episódio exibido foi sobre o Farol de Santa Marta e, para a minha surpresa, contou com muitas imagens do documentário "A Pedra e o Farol" da Scult e alguns depoimentos meus, contando sobre a produção do documentário e a minha relação com o farol e a Laje da Jagua. 


Na conversa com a diretora da série Ingrid Gassert foi interessante constatar que a inspiração para o programa "Faróis do Brasil" veio do belo livro "Luzes do Novo Mundo - A História os Faróis Brasileiros" de Ricardo Siqueira e Ney Dantas. Isto porque foi neste mesmo livro que descobri que o Farol de Santa Marta emitia uma luz vermelha para alertar os navegantes vindos do sul que eles estavam em rota de colisão com a Pedra do Campo Bom. E assim surgiu a ideia de contar a história da região a partir da relação entre estes dois marcos geográficos, que resultou no documentário "A Pedra e o Farol".


O episódio da série Faróis do Brasil registrou ainda a pesca artesanal com os botos pescadores na Barra de Laguna e muitas cenas de dentro do incrível aparelho lenticular do farol. Agradeço a toda equipe do programa pelo espaço e divulgação do eu trabalho e do filme "A Pedra e o Farol", que em breve estará disponível para visualização gratuita no Youtube.


 O episódio completo está disponível neste link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails