A Onda do Ano

14 de fevereiro de 2022



No fim de janeiro deste ano foi ao ar o episódio final do concurso "Onda do Ano - 51 Ice" que premiou  a melhor onda surfada no Brasil em 2021 nas categorias masculina e feminina com um expressivo premio de R$ 65 mil cada, divididos entre o surfista e o videomaker vencedores.  

Promovido pela marca de bebidas do mesmo nome e veiculado pelo Canal OFF, o concurso teve como vencedores o big rider Pedro Calado, com uma onda surfada em Itacoatiara filmada por Matheus Couto e a jovem promessa Laura Raupp, numa onda na Praia Mole filmada por seu pai Gustavo Raupp. Assista aqui ao episodio.



Bastidores do episodio final


Ao longo desta jornada, participei como produtor e cinegrafista dos episódios mensais gravados a partir do mes de agosto, que traziam os surfistas e apresentadores Fabio "Fia" Gouveia e Marina Werneck analisando as melhores ondas do mes e interagindo em gravações de surf e passeios em picos como a Lagoa do Peri e as praias do Matadeiro, Riozinho, Barra da Lagoa e Caldeirão, aqui em Floripa - e a presença de convidados como a surfista Jacqueline Silva e o juiz de surf Flavio Caldas.



 

Ao lado dos velhos parceiros cinegrafistas Antonio Zanella e Fabiano Sperotto - além do tecnico de som Lucas Tesser no ultimo episodio -, as gravações transcorreram sempre com alto astral, apesar das restrições da pandemia, contando com o bom humor característico do mestre e amigo Fia, que já conheço de longa data, além da simpatia e o talento como apresentadora da Marina, com quem ainda não havia trabalhado. Juntos eles formaram uma  dupla afiada e divertida nos comentários, o que facilitou muito as gravações.




No conteúdo do programa temos uma interessante compilação dos melhores swells do ano por todo o litoral brasileiro contando com a participação democrática de surfistas de todas as idades e experiencias, desde o campeão mundial Italo Ferreira nas clássicas esquerdas da Cacimba do Padre, até moleques e meninas de menos de 12 anos surfando a onda da vida em seu pico local. 

 



Fia e Marina em ação


Os juízes profissionais Flavio Caldas e Icaro Cavalheiro tiveram a dura de missão de escolher a melhor entre tantas boas ondas em condições tão diferentes, onde comparar um tubo com um aéreo acaba levando a subjetividade a uma dificil equação - me parece que para as próximas edições poderia-se pensar em dividir o premio em mais categrias como "melhor tubo"e "melhor manobra". Mas, no fim das contas, achei que o premio acabou ficando em boas mãos, valorizando a técnica e atitude nos tubos de Pedro Calado e a constancia e disposição da Laura Raupp.  

 

Agradeço ao produtor e roteirista do programa Flavio Sinkus, que ajudou a direcionar remotamente as gravações partir de São Paulo, pela confiança no trabalho, cujo resultado foi veiculado na tv e pode ser conferido na página do Canal OFF no youtube. E parabéns também para a 51 Ice pela interessante iniciativa que mobilizou surfistas e videomakers de todo o Brasil.

 


 Confira alguns conteúdos dos episodios neste link

 


Um comentário:

zanella1306teste disse...

valeu a parceria de sempre comandante. foi massa demais!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails