A terra treme e as ondas quebram

2 de outubro de 2009



Quando recebi por email as fotos do meu primo e grande surfista Danilo Delpizzo registrando a sua primeira surf-trip para Bali, ele já mencionava o terremoto de média intensidade que havia atingido um dos destinos turísticos mais famosos do mundo, mas que não chegou a provocar uma grande tragédia.



Menos de duas semanas depois a terra voltou a temer, com intensidade ainda maior na região, atingindo principalmente a ilha de Sumatra, deixando o seu inevitável rastro de mortes, dor e destruição. Analisando friamente, é fácil perceber que infelizmente muitos destinos tradicionais de surf como Indonésia, Califórnia e Chile estão situados em "falhas geológicas" com grande ocorrência de abalos sísmicos - seria o preço a pagar para poder surfar as melhores ondas do planeta?


Surfer`s Path

Pessoalmente, ainda criança vivi de perto o violento terremoto de março de 1985 em Santiago (Chile) e posso afirmar que é uma experiência assustadora e inesquecível para qualquer pesssoa que tenha passado por algo semelhante.



Sentir a vibração destuidora da terra, misturada ao som seco e ensurdecedor que emana das profundezas do planeta, é entrar em contato direto com as forças mais poderosas da natureza - talvez até superiores do que ser varrido por uma massa d`água de 50 pés em Jaws (se é que é possível comparar uma coisa com a outra).



A nós surfistas, resta estarmos atentos e preparados para o pior quando planejamos uma surf trip para um destes locais paradisíacos - o fato é que ninguém pode prever ao certo quando a natureza irá se manifestar desta maneira. Quanto ao meu primo, dias depois de me enviar estas imagens ele já estava na Tailândia e, portanto, poderá trazer na memória somente as boas lembranças de algumas esquerdas de sonho em Uluwatu.

Um comentário:

zanella disse...

E ai galera... Meu nome é Antonio Zanella, sou produtor do vídeo do Figue... Sei que vou ser um pouco demorado porque to no aeroporto esperando meu voo de volta pra casa (Floripa) mas vale a leitura... Primeiro vale explicar pq estou no aeroporto já que envolve o assunto... Acabo de chegar de socorro (interior paulista) onde concorria no festival de filmes de aventura e turismo (www.aventura.com.br). Lá concorri com gente do Brasil inteiro, incluindo o filme do Brasil 1 do Torben Grael, corridas de aventuras, etc. Já que o Figue está no Peru surfando fui para representá-lo e jamais esperaria sequer ser selecionado. Saio de lá emocionado e choro novamente ao escrever para vocês que acabamos ganhando como Melhor Roteiro e fomos p/ final do Melhor Filme. Enfim, um trabalho de conclusão de curso que tinha apenas o objetivo de passar uma mensagem de vida está hoje Brasil afora concorrendo e emocionando muita gente. Bom... Vale a pena contar como e porque produzi este documentário. Nasci com 4% da visão esquerda e após recuperá-la com algumas cirurgias passei a admirar ainda mais os deficientes visuais e o surf sempre foi minha vida. Assim, achei uma maneira de unir os dois no meu trabalho de conclusão de curso, mostrar que o surf com seu preconceito estúpido de uma sociedade cabeça pequena traz histórias de exemplo de vida. Conheci o Figue por acaso, quando meu irmão surfava em Balnéario Camboriú e encontrou-o. Hoje, somos da mesma família e cada segundo junto é um empurrãozinho na vida. Fiz tudo sozinho, da construção da pesquisa, roteiro, edição, gravação até bater de porta em porta em busca de alguma verba para andar de carro com o equipamento (mais de 37 vezes caminho Floripa - Balneário). É claro que quando fazemos algo que goste o tempo voa e você se envolve de uma maneira inexplicável. O triste é dizer que mesmo após este trabalho estou desempregado e - ainda - em busca de apoio para divulgar e exibir o documentário. Sei que vocês devem estar de saco cheio do meu texto mas é só para dizer quem eu sou e dizer o quanto vocês me deixaram feliz com os comentários e visitas. Estou emocionado em saber que o objetivo está sendo feito: passar a mensagem adiante e ao levantar da cama dizer: vamos viver!
Quem quiser mais informações: zanella1306@hotmail.com / 48 84046113.
Estou a disposição para distribuição, críticas e sugestões.
Abs de um leitor emocionado.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails