Fluindo com a natureza

17 de dezembro de 2009



Esta semana tive o prazer de passar um dia com Elias Diel, o Figue, este incrível homem que, apesar de ter perdido a visão, voltou a se dedicar ao surf e a fazer o impossível parecer fácil, dentro e fora do mar.

O encontro promovido por Antônio Zanella, diretor do documentário Uma Luz do Fim do Tubo sobre a história de vida do Figue (veja a entrevista publicada neste blog) foi inspirador em todos os sentidos, e promete render uma ótima matéria para a revista Soul Surf, que me delegou a instigante missão de registrar esta história.



Ver um homem cego dropar algumas das maiores séries do dia, em uma onda dificil e pesada que quebra sobre um fundo de pedra, já é por sí só um motivo de empolgação.

Felicidade maior é constatar como a energia deste personagem contagia de maneira positiva a todos que estão a sua volta, a ponto de espantar o localismo e a disputa egoísta e ferrenha pelas melhores ondas, promovendo uma união em torno da felicidade de um outro surfista.



Cercado de muitos amigos e de seu cão guia Winter - e surfando sempre que as condições do mar permitem - Figue emana a alegria genuína de viver de prazeres simples e essenciais, alcançados na busca do autoconhecimento e da máxima integração com os elementos da natureza.

Ensinamentos que ele transmite como um mestre de yoga nas aulas ministradas em sua escola, ou simplesmente com sua presença alegre e descontraída nas praias e ruas da região de Itajaí e Balneário Camboriú (SC), onde é conhecido e querido por todos.



Aproveito aqui para registrar o meu agradecimento ao Antônio e ao Figue (foto) pela generosidade em proporcionar este encontro, além das demais pessoas que participaram deste dia inesquecível.

2 comentários:

Surf4ever disse...

Cara, deve ter sido uma experiência e tanto passar esse dia com o Figue. Certamente a tua matéria vai quebrar a vala. Depois que entrar a edição seguinte da Soul Surf no RJ, espero poder conferir a matéria aqui no S&C.
Abraço,
Gustavo

zanella disse...

Luciano,
mais uma vez mostramos que o surf não tem limites.. De arrepiar teu texto e estamos ansioso pela matéria. Foi um prazer te levar lá e pode contar comigo e com o Figue quando precisar. Só quem surfou junto sabe a emoção que é e o Luciano teve o prazer de dropar uma direita gigante ao lado dele. O brilho no olhar do Luciano ao sair da água e entrevistar o Figue ali mesmo na areia valeu meu dia.
Um abraço do mais novo amigo e boas festas!!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails