Esporte Profissional

15 de março de 2011



Por conta da produção do video-documentário Pegadas Salgadas passei o último sábado com a equipe de filmagem registrando alguns momentos da primeira etapa do Circuito Catarinense Profissional de Surf na praia da Joaquina.

Nossa missão era buscar registros que evidenciassem a realidade do surf como uma oportunidade de vida profissional em Floripa, não só para os atletas, mas também em toda uma rede de serviços diretos e indiretos exigidos em um evento deste porte. Um universo que envolve desde juízes, locutores, fotógrafos e dirigentes, até o pessoal envolvido na parte de infra-estrutura e organização prática do evento - como a montagem do palanque, sistema de transmissão de notas e webcasts e segurança aquática.



Com o tempo fechado e por vezes chuvoso e um mar difícil, com água gelada e ondas de até dois metros com forte corrente de leste, as condições não eram as ideais em termos de espetáculo e performance. Mas, para efeitos de conteúdo do filme, no entanto, a ocasião foi muito produtiva, permitindo capturar alguns dos personagens do filme em seu local de trabalho, principalmente sendo a Joaquina o palco principal dos maiores eventos de surf já realizados em Floripa.


Fred Leite

A conversa com o presidente da Federação Catarinense de Surf - Fecasurf, Fred Leite foi primordial para resgatar um pouco desta rica história do desenvolvimento do surf profissional na região a partir dos anos 80 e evidenciar o momento atual do surf como um esporte consolidado e que atrai patrocinadores fora do seu próprio segmento de mercado - com Santa Catarina na linha de frente em termos de estrutura e organização.


Luiz Antonio Dantas

A pouco divulgada profissão de juiz de surf foi ilustrada a partir dos depoimentos do catarinense Luiz Antonio Dantas - um dos três juízes brasileiros a integrar os quadros do circuito mundial -, enquanto a concorrida atividade de fotógrafo foi registrada na figura de Basílio Ruy, responsável pela cobertura oficial do evento e com uma extensa bagagem adquirida ao longo de décadas de atuação na profissão.

Os atletas são o carro-chefe de toda a estrutura que move o surf como esporte. Assim, o jovem do Santinho, Marthen Pagliarini foi o personagem escolhido para representar a nova geração de surfistas profissionais nativos da ilha, oferecendo um contraponto com o experiente e também nativo Guga Arruda, que vem expandindo a sua carreira profissional ligada ao surf em diversas outras atividades, como shaper e surf reporter.


Marthen Pagliarini

No domingo o mar acertou um pouco, oferecendo melhores condições aos atletas e a vitória ficou com o local Tiago Bianchini. Para saber mais detalhes sobre o campeonato, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails