Circa Surf Art

26 de janeiro de 2012



Acompanho com admiração já há algum tempo as produções audiovisuais de Marcelo Neto e seus parceiros no blog da Circa Surf Art, com seus clipes de skate longboard emanando as virtudes de uma fotografia bem trabalhada para criar cenas inspiradoras.

Recentemente eles divulgaram sua mais recente produção: um clipe destacando o belo trabalho do shaper e surfista carioca Filipe Hage e suas pranchas de estilo retrô. Com este belo conteúdo surf na manga, finalmente levei adiante o desejo de divulgar o trabalho da Circa Surf Art aqui no Surf & Cult, que pode ser conferido abaixo, a partir de alguns depoimentos exclusivos cedidos por Marcelo:



A relação pessoal com o surf :

Eu surfo desde que me entendo por gente. Nasci em Miraí, Minas Gerais e mudei para o Rio com cinco anos de idade onde ia a praia com minha mãe quase todos os dias e comecei a criar minha relação com o mar e as ondas. Comecei surfando de bodyboard até um belo dia me encontrar colocando pra dentro de um tubo com a pranchinha de um amigo. A sensação foi tão fantástica que depois dessa onda a bussola da minha vida sempre apontava rumo ao surf.

Durante minha adolescencia me mudei para Minas Gerais onda a distância das ondas me gerou um setimento mais forte e mais aventureiro, fazendo com que eu estivesse sempre em busca do surf, das aventuras e dos ensinamentos que eu só conseguia entender dentro d'agua.




O conceito Circa Surf Art:

A ideia básica é mostrar mais essa cultura desprentensiosa, que é mais um estilo de vida. Surfamos porque amamos e queremos compartilhar esse amor com todos, a essência da simples felicidade de deslizar, estar próximo a natureza mesmo cercado pela Babilônia ou num paraíso perdido depois de horas de perrengue e escolhas.

Junto com meus amigos Raphael Garone "Vovô" e Pedro Barbosa começamos a investir em algumas produções nacionais de lognboard downhill e surf. Através de trabalhos freelancers e produçõoes independentes buscamos nossa evolução na criação de uma linguagem agradável e que atinja a todos, mesmo aqueles que não praticam algum esporte de prancha - gerando um respeito ao esporte como cultura e estilo de vida e não só competição ou atividade física.




Os início:


Eu, o Raphael e o Pedro no encontravamos em uma mesma situação de dependência e distância do mar. Assim começamos a nos atirar em aventuras até chegarmos onde nós acreditamos e arquitetamos por anos, ser o nosso sonho máximo: viver e surfar as ondas da Indonesia, juntos!

Realizamos esse sonho e nesse caminho comecei a registrar alguns momentos... alguns viraram diários de viagem e lembranças que não têm preço. A partir daí comecei a me interessar mais pela edição e pela fotografia buscando uma evolução criativa, tentando criar uma linguagem bem característica minha, resultado de tantos filmes assistidos e aventuras em busca de um bom dia de surf com os amigos.

Creio que nós somos frutos de nossas experiências e meus videos sempre foram uma forma de expressar todas essas experiências, mostrando um pouco de como eu vejo as coisas.



Sobre o clipe com Filipe Hage:

Como um coletivo audiovisual, a CircaSurfArt funciona de uma forma bem familiar e Filipe Hage é mais um irmão que caminha junto conosco, lado a lado nesse sonho. Por conta disso, as gravações aconteceram de uma forma bem natural.

O Filipe já é conhecido no meio do surf como um shaper da "nova geração" que está revolucionando com seus shapes mágicos de Longboard. Atletas como Phil Rajzman, Rodrigo Sphaier, legends como Wady Mansur e vários outros tops têm elevado o nível e se divertido muito com suas pranchas mágicas.

Nós então resolvemos registrar essa cena e seus personagens num projeto que é basicamente shapear o máximo possível de shapes diferentes… retros, misturar o velho e o novo, enfim... experimentar novas formas de deslizar e expandir através de videos, eventos e ações que façam crescer essa cena no Brasil.

Como de costume, surfamos todos os dias e nos bons dias estamos buscando captar algumas imagens para este projeto. Tentamos passar o feeling dele shapeando e testando sua obra, no nosso quintal de casa, a praia da Macumba.



As Referências:

Eu e o Filipe costumamos surfar juntos e dividimos também uma paixão enorme por pranchas retrô, assim como a vontade de experimentar novos designs. Filmes como The Seedling e Sprout são referências claras em nosso surf e em nossos trabalhos. A relação arte e surf andam juntas, lado a lado e nós acreditamos muito nisso tudo. Somos ARTISTAS do mar!

(O filme) "Morning of the Earth" (de Alby Falzon) entra como um guia espiritual onde suas ideias alimentaram por anos e continuam alimentando meus devaneios e de meus amigos que caminham comigo... "Shelter", "September Sessions", "Sliding Liberia", "Litmus", "Thread", "Broken Down Melody","A Escolha", "Castles in the Sky", entre tantos outros que poderia citar aqui.




O trabalho com Henrique Daniel:

Somos focados nos diversos esportes de prancha, buscando um olhar fotográfico e com uma preocupação na beleza da cena e na arte dos movimentos. já produzimos videos de Snowboard, Longboard Downhill e Surf - uma parceria com Henrique Daniel no filme "A Escolha".

Aliás o Henrique Daniel é um talento nato, com um olho clínico para as mais belas imagens, um designer incrível e portador de um acervo inacreditável da nova geração do surf brasileiro. Tenho muita admiração por seu trabalho e aprendo muito com ele a cada produção que trabalhamos juntos. Estamos trabalhando em alguns projetos novos e 2012 promete ser um ano de muitas produções.


Confira mais sobre a Circa Surf Art aqui e aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Conhecer a galera da CIRCA SURF ART, foi uma coisa incrível q aconteceu no ano passado, pq eles fazer um trabalho q eu sempre tive vontade de fazer, mas não tinha encontrado ninguém com essa visão aqui no Brasil e pelo o q eles falam aconteceu a mesma coisa com eles em relação ao meu trabalho com as pranchas, ou seja foi o casamento de idéias perfeito e o resultado é esse aí q vcs estão vendo. Valeu galera do SURF & CULT, grande abraço e boas ondas!!!

Filipe Hage

Débora Agostini disse...

Que tuuuuuuuuuuuuuudo!

Mario Zulian disse...

A Circa surf tem o mais importante de tudo, ALMA! seus trabalhos inserem poesia ao esporte radical, transformando Adrenalina em Endorfina. Satisfacao enorme em conhecer essa tropa de elite para a paz do planeta. Sucesso na missao galera! Mario Zulian

CIATA disse...

Telinho, parabéns!!!!Amei a reportagem.
Seja feliz!Surfando estas águas sagradas que DEUS nos deu,que seja respeitada para que possamos nela,manifestar apresentações artística!!!Bjins

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails