Nas Ondas do PAC

18 de agosto de 2009



O presidente Lula, o governador do Rio, Sergio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, posaram de surfistas ao lado do big rider Rodrigo "Monster" Resende, durante a entrega oficial do Centro de Referência da Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na manhã desta terça-feira.

Em clima de descontração, cada um ganhou uma prancha de surf personalizada com uma caricatura e fizeram a tradicional saudação havaiana para a "foto oficial", junto a outras autoridades. Politicagens a parte, é sempre bom ver o surf reconhecido como um instrumento efetivo de inclusão social para a juventude.

Incluído na série de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Centro de Referência da Juventude do Cantagalo- Pavão - Pavãozinho vai oferecer cursos profissionalizantes para jovens de 15 a 29 anos e atividades livres, como boxe, capoeira, música, surfe e cinema, entre outras. Já os cursos se baseiam no chamado "arranjo produtivo local", que inclui produção de pranchas de surf, web design e produção de carnaval.


Rodrigo Resende e Henry Lelot

A Oficina de Pranchas será coordenada pela ONG O`Surfe liderada pelo shaper Henry Lelot e seu pai, o jornalista Berto Filho, que desde 2001 realizam um consistente trabalho com cerca de oitenta crianças das comunidades carentes do litoral do Rio de Janeiro.

Tive a oportunidade de visitar a sede da O'Surfe localizada no Recreio dos Bandeirantes na última semana e conversar com Lelot, Berto Filho e o assessor de imprensa da entidade, Eduardo Leite.



A O'Surfe fica próxima às praias da Macumba e Recreio e oferece um espaço de lazer e aprendizado, onde os jovens participam de diversas atividades, desenvolvem valores de cidadadania e abrem seus horizontes para as possibilidades de uma vida melhor através do surf - seja integrando a equipe de competição, aprendendo a arte de fabricar e consertar pranchas, ou simplesmente desenvolvendo laços de amizade com outros jovens que possuem interesses comuns.

A O'Surfe oferece ainda assistencia psicológica e os jovens assistem a palestras, recebem reforço escolar, alimentação, acesso a internet e desenvolvem atividades de condicionamento físico como yoga e jiu-jitsu. Com muitos anos de experiência em ensinar a arte da confecção de pranchas, Lelot parece ser a pessoa certa para desenvolver este trabalho com os jovens destas comunidades carentes incrustradas entre Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Boa Sorte ao projeto!

(Fotos cedidas pelo amigo e parceiro Marcos Braga)

Um comentário:

Felipe Santos e Camila Alvarez disse...

Aloha

belíssimo blog....
esporte saúde...esporte cultura...
esporte aceleração do desenvolvimento

O surf é tudo isso, de fato

Mantenho um blog de surf também

http://surfinsantoss.blogspot.com/

Aceita parceria?

Aguardo resposta
Aloha

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails