Lentas e Intensas Emoções

25 de novembro de 2009



Esta semana está rolando em Londres o torneio que reúne os 08 melhores tenistas do ano na ATP. O que isto tem a ver com o surf? A resposta está na utilização das incríveis cameras HD Super Slow Motion, uma inovação da Sky Sports em suas coberturas esportivas, que permite visualizar momentos de ação com incrível riqueza de detalhes.

Se assistir a alguns takes em camera super lenta dos movimentos de atletas como Roger Federer já é incrível, melhor ainda é ver o potencial desta tecnologia dentro d'água. Uma iniciativa que a rede BBC inglesa também experimentou recentemente em em uma série de documentários sobre as belezas naturais do Pacífico Sul. O trailer com as imagens do surfista Dylan Longbottom percorrendo um canudo cristalino de 12 pés (foto) em super slow motion circula na internet com grande resposta de público.



A repercussão se deve ao impressionante impacto visual provocado pela captação com a camera Typhoon HD4 que permite multiplicar os frames (quadros) de cada imagem - em até 200.000 por segundo! -, gerando uma resolução e nitidez muito maiores do que os equipamentos convencionais, mesmo aqueles em high definition. O resultado é uma sequencia de surf onde é possível detectar o movimento de cada gota do oceano em sua formação para proporcionar o momento mágico do surf - o tubo perfeito.

Não é surpresa que a BBC seja uma das responsáveis por disseminar esta nova tecnologia, afinal de contas, a rede estatal inglesa sempre se destacou por oferecer os melhores documentários já produzidos sobre os mais variados assuntos.



Recentemente assisti na íntegra os DVDs da série Planet Earth - que teve alguns trechos exibidos pelo Fantástico (alguém se lembra da cena do tubarão branco destruindo um leão marinho?!). Em linhas gerais, o conteúdo e a qualidade das imagens da natureza nos quatro cantos do planeta é simplesmente sensacional - ou como o prórpio subtítulo diz, mostra "a Terra como você nunca viu".

A tecnologia e logística de produções deste calibre certamente demandam grandes investimentos financeiros - só a camera está orçada em mais de $ 100 mil dólares - , mas fica a torcida para que surjam filmes inteiros de surf contendo imagens de ação em camera super-lenta, que permitam acessar novas perspectivas sobre a arte de deslizar sobre as ondas.

Um comentário:

Pedro MC disse...

eu quero uma câmera dessa!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails