A Viagem Surfística de Jimi

15 de abril de 2011



Em agosto de 1970, o guitarrista Jimi Hendrix passou o último verão de sua vida na ilha de Maui no Hawaii, participando das gravações do filme Rainbow Bridge, uma produção hippie-lisérgica dirigida por Chuck Wein, que registrou, para o bem e para o mal, a famigerada contracultura da época.



Na equipe do filme estava o lendário shaper e surfista Mike Hynson, famoso pelo seu papel de protagonista do clássico Endless Summer de Bruce Brown e que naquela época vivia como um dândi rockstar, prestes a ser tragado pelo pesudo glamour do mundo das drogas.

Com a morte de Hendrix menos de um mês depois de finalizadas as gravações, o lançamento do filme foi cancelado pela gravadora que detinha os direitos sobre a sua obra, e acabou tornando-se motivo de culto entre os jovens da Califórnia, quando Hynson organizou concorridas exibições em cinemas das cópias piratas que manteve sob seus domínios, numa edição que incluia cenas clássicas de surf em Maui - com direito à camera presa no bico da prancha, muito antes do advento da GoPro.

Mais de quarenta anos depois, o maior atrativo do filme é mesmo o show de Hendrix, tocando alguns de seus maiores clássicos na incrível paisagem da cratera do vulcão Haleakea, com seus parceiros Billy Cox no baixo e o inseparável Mitch Mitchell na bateria.



Para os surfistas a coisa fica ainda melhor com a inclusão de cenasa que combinam a música de Hendrix como trilha sonora para as tomadas de ação nas ondas, onde mestres locais como David Nuuhiwa e o próprio Hynson deslizam sobre as ondas com suas pranchas pequenas, evidenciando a revoução das shortboards que mudaria para sempre os meios de surfar uma onda. Cada um ao seu modo, Hendrix e Nuuhiwa - que se conheceram pessoalmente por conta do filme - estavam na vangurada das artes de tocar guitarra e surfar uma onda respectivamente. Uma combinação explosiva e de perfeita sintonia,

Vasculhando na internet achei uma versão bem completa do show, com uma nova edição alternando imagens das paisagens e do surf em Maui e registros históricos do surf no Hawaii, sem todo o maçante falatório viajandão sobre extraterrestres e o sentido da vida que tornam a versão original do filme dificil de digerir. Infelizmente a pessoa que publicou o vídeo completo não habilitou a opção de republicar diretamente o conteúdo, mas basta clicar aqui para assistir.



Por fim, a pesquisa sobre os bastidores deste filme cult acende a fascinante possibilidade de Jimi Hendrix ter experimentado o surf, embora não haja registro visual que comprove esta suposição. O fato comprovado é que ele curtiu alguns de seus últimos dias assistindo ao surf na beira da praia.

Numa entrevista com Melinda Merryweather que participou da produção de Rainbow Bridge, ela conta que Jimi se apaixonou pelo Hawaii a ponto de querer morar lá cultivando uvas e produzindo vinhos. Mais adiante, ela chega a insinuar que em certo momento do filme Jimi aparece com o pé enfaixado pois havia se cortado nu coral, enquanto estava surfando. Seja como for, ele certamente ainda nos faz surfar em suas ondas sonoras.

Fonte de pesquisa e imagens: The Boda Surf Family

3 comentários:

Surf4ever disse...

Sensacional.
Não conhecia essa história, achei muito legal.
Assisti/escutei hoje a versão com a nova edição indicada por ti aqui. A sonzeira é alucinante, lisérgica, de pirar mesmo. Valeu! Pena que travou pelos 58:00, não consegui assistir os últimos 20 minutos. Não sei se é defeito, pois não quis carregar de novo o vídeo.
Mais um post altamente original, obrigado e parabéns, Luciano!
Abraço,
Gustavo

Anônimo disse...

Cara demais o post.
Assim como parceiro Gustavo (acima) eu também não conhecia a história do show/filme.
Parabéns pelo garimpo do post e pelo blog que é afuder.

Abraços.
Pedro Teixeira

Anônimo disse...

Du Caracas....a cena dos 70 e a guitarra faaaiscante, de Hendrix, embalando o surf em Maui.Luciano, só tinha ouvido falar, agora constatei. Bravos bixo. E estamos aguardando o Pegadas.Abçs, Castro do sul

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails