Beach Kid

27 de junho de 2011



Recentemente meus pais se mudaram de um apartamento onde viveram por mais de 20 anos e eu fui intimado a jogar fora um monte de coisa velha que ficou entulhada no meu antigo quarto. Revirando a papelada com registros aleatórios do passado, lá estavam os rabiscos em quadrinhos de cerca de 10 histórias de Beach Kid, um personagem que criei para expressar meu envolvimento com o surf.



Na época, eu era um moleque de 12 anos de idade que não tinha liberdade de fazer muita coisa e por isso devorava com vontade as revistas de surf disponíveis - Fluir, Hardcore, a versão brasileira da Surfer e de vez em quando a Inside. Como todo garoto surfista que se preze, eu também me transportava em intensos devaneios surfísticos rabiscando ondas perfeitas nos cadernos da escola, enquanto as aulas rolavam.



Com a ideia de um herói em quadrinhos surfista, comecei a materializar em meus rabiscos pueris, o sonho de poder publicar minhas ideias em alguma dessas revistas, mas acabei nunca enviando a ninguém estas tiras forjadas em lápis e papel.



Na época, cheguei também a escrever uma pequena justificativa explicando o perfil do personagem para possíveis editores interessados: "Beach Kid é um surfista exibido que pega onda de óculos e adora tirar onda de tudo o que faz".



Divertido perceber que em minha precoce ideia de colaborar com conteúdos para revistas de surf, as histórias curtas e bem humoradas de Beach Kid abordavam temas relevantes do universo adulto como o localismo, meio ambiente e até a política. Certamente que existiam algumas tiras em quadrinhos na seção de humor das revistas de surf, mas confesso que hoje não me lembro de nenhum personagem marcante ao longo do tempo.



Como todo adolescente fissurado e em busca de referências, não podia deixar de celebrar os meus ídolos da época, que eram o Occy, o Tom Caroll e o Dadá Figueiredo - já que o Tom Curren não me impressionava muito, pois ele não parecia fazer esforço pra surfar.



Na era da internet, onde cada indivíduo é um veículo de mídia em potencial, resolvi digitalizar e publicar as melhores tiras do Beach Kid em futuros posts para o meu prazer pessoal - e também para poder finalmente jogar fora as velhas folhas de caderno amareladas e cheias de poeira.

Um comentário:

Surf4ever disse...

Muito massa o relato e os desenhos.
Eu também era metido a desenhar bastante coisa de surf quando era criança, mas nunca cheguei a criar um personagem.
Vou ter que sair do blog e fechar essa janela agora, pois tenho rinite e já comecei a espirrar kkkkkkkkk!
Abraço

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails