Produção de Campeão

8 de dezembro de 2011



Num mundo midiático onde cada pessoa é um produtor de conteúdo em potencial, o surfista que consegue expandir sua atuação para além dos resultados em competições e da participação em filmes e matérias de revistas produzidos por terceiros, tem bem mais chances de se destacar em meio ao crowd de aspirantes à icone do esporte.

Campeão Brasileiro Profissional em 2010, o catarinense Jean da Silva é um exemplo deste novo perfil de surfista, cuja imagem se valoriza a medida que ele explora seus talentos fora das ondas e oferece ao público novas facetas da sua personalidade - contribuindo para enterrar de vez o estereótipo ainda vigente do surfista como "um ser alienado e bitolado", que não consegue articular nada fora do universo das ondas.



Assessorado por amigos videomakers talentosos e cercado de boas referências, Jean passou a exercitar a sua veia artística na pintura de pranchas, na fotografia e na edição de imagens. Nos últmos tempos ele tem se dedicado a todas as etapas do processo de produção e edição de videos de surf, alcançando excelentes resultados em suas criações autorais, que registram suas andanças pelo mundo, junto com seus colegas.

Sua sensibilidade no tratamento e edição das imagens, bem como na escolha das trilhas sonoras, transformam sua série de filmes curtos em agradáveis experiências audiovisuais, que vem recebendo merecido destaque na mídia especializada e complementam em alto estilo o seu desempenho nas ondas.



Na entrevista a seguir, Jean conta um pouco sobre o seu envolvimento com a produção de filmes de surf:

1 - Como e quando você começou a se envolver mais seriamente com a produção de vídeos de surf e qual a etapa do processo de realização que você mais curte?

Eu já tinha uma paixão por imagens desde pequeno mas isso tudo ficou mais sério e comecei a investir mais nisso nos últimos 2 anos, onde eu fazia parte do elenco em várias produções dos videomakers Pablo Aguiar, Loïc Wirth e também por influencias de amigos com muito talento como Mickey Bernardoni.

Sempre curti o estilo de cada um e isso despertou interesse em iniciar um site com minhas produções. Acredito que todas as etapas são muito interessantes. Desde o início de uma viagem até a finalização de um projeto porque você passa por etapas distintas, mas que tudo tem uma ligação.



2 - Quais são as suas principais referências em filmes e fotografia, dentro e fora do universo do surf?

Tenho muitas referências dentro e fora do universo do surf, cresci assistindo filmes de surf produzidos por Rafael Mellin, Taylor Steele, Jack McCoy, mas também sempre prestei muita atenção na fotografia de muitas produções fora do universo do surf como do renomado produtor Vincent Laforet por sua criatividade.



3 - Como você lida com o inevitável dilema de querer filmar um dia clássico, mas não abrir mão de pegar boas ondas?

Essa é uma pergunta muito boa (rs). Já surfei muitas ondas incríveis mundo a fora e que no final da viagem me perguntei, poderíamos ter registrado esse momento? Foi aí que comecei a convencer meus amigos nas viagens para registrar nossas sessões de surf.

Não foi nada fácil porque as vezes você ou o seu amigo acaba surfando na melhor hora do mar e uma das pessoas acaba perdendo aquele momento, aí no outro dia quem perdeu o melhor mar vai pra água e o outro fica filmando!

Isso também é muito subjetivo porque em muitos lugares as ondas funcionam em determinada maré e o mais bacana é poder controlar isso para que todos possam surfar as melhores ondas por igual e que no final das contas todos saem ganhando por ter um material em mãos para compartilhar.



4 - Como você enxerga a importância destes filmes dentro da tua atividade de surfista profissional?

Acho muito importante a questão dos filmes ou das pequenas séries de clips na internet porque você pode compartilhar esses momentos com seus amigos que têm curiosidades das suas viagens, para seus patrocinadores e por você estar mostrando um outro lado profissional além do surf.

5 - Quais são os teus planos futuros dentro do segmento de filmes de surf?


Tenho o surf como prioridade atualmente, mas também sonho em fazer parte de uma equipe de produtores com meus amigos!



Confira o site oficial de Jean da Silva

Um comentário:

Castro Pereira disse...

Boa entrevista com Jean. Já conferi mais uma no magaz Solto. O bixo tá com a bola toda. Abçs

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails