A Gênesis de Bob McTavish

22 de dezembro de 2013




Traduzir matérias estrangeiras e editar vídeos para a revista The Surfer's Journal Brasil tem sido uma oportunidade de receber verdadeiras aulas sobre a história e a cultura do surf mundial. A mais recente empreitada desse tipo foi a edição e legendagem deste vídeo que dá suporte à matéria que o editor da revista Jair Bortoleto fez com o lendário shaper Bob McTavish em recente encontro na icônica Byron Bay na Austrália, onde McTavish reside e tem sua fábrica de pranchas.



O depoimento aborda detalhes sobre a polêmica criada em torno da paternidade sobre a primeira shortboard (pranchinha) produzida, que a partir de 1967 viria provocar provavelmente a maior revolução que o surf já experimentou, depois que as tábuas de madeiras passaram a ter quilhas e espuma de poliuretano como matéria-prima principal.

Já havia lido relatos e assisitod ao recente dcumentário "Going Vertical" focado na Shortboard Revolution, onde inclusive é promovido um encontro entre McTavish e o não menos lendário shaper havaiano Dick Brewer, que discutem há décadas quem teria sido o verdadeiro inventor da pranchinha original no ano de 1967.

McTavish com a primeira shortboard da história em 1967 / foto: Mickey Munõz

A discussão gira em torno de meses, mas o fato é que na virada de 1967 para 1968 ambos lideraram o movimento sem volta de redução do tamanho das pranchas, na transição dos longboards de 9 pés para modelos em torno de 7`5'' que permitiram o ataque a ondas mais cavadas e rápidas, antes difíceis de ser surfadas, como Pipeline - e consequentemente a explosão do surf moderno de tubos e curvas rápidas e verticais de figuras como Gerry Lopez, Nat Young, Larry Bertlemann e tantos outros.

McTavish e a Genesis em 2013 / foto: Jair Bortoleto


Passadas tantas décadas, o bem humorado McTavish continua na ativa com shapes inovadores - como pranchas assimétricas - e oferece os argumentos que o confirmam como o shaper da primeira pranchinha, que hoje ele replica em um modelo chamado Genesis, mostrando todos os detalhes deste equipaments que tem lugar cativo na história do surf.

saiba mais em The Surfer's Journal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails