De volta a Portugal

28 de outubro de 2014


É com grande alegria que recebi a notícia de que o despretensioso curta-metragem documental "Fernando Moniz: E a História Continua", que produzi como suporte ao perfil do legend Fernando "Marreco" Moniz publicado na revista The Surfer's Journal Brasil, será exibido no Surf At Lisbon Film Fest - SAL.

A exibição acontece na sexta-feira dia 31 de outubro, as 19:30 hs no prestigiado Cinema São Jorge no centro da capital portuguesa, numa sessão que inclui ainda o curta, sobre a onda de Cabo Raso na praia do Guincho em Cascais, e o longa Peninsula que retrata o surf italiano.

Sou suspeito para falar do SAL, pois tenho grande carinho por este festival, que em sua primeira edição me permitiu fazer a estréia mundial do documentário Pegadas Salgadas em 2012. Mais ainda depois de ter tido a oportunidade de conhecer pessoalmente os organizadores do evento: Ricardo Gonçalves e Luís Nascimento dois "gajos" que são grandes surfistas de alma e transmitem a verdadeira essência gerada no amor pelo surf e suas manifestações artísticas.





Isso se traduz na proposta clássica do festival, que chega a sua terceira edição com filmes, mostras fotográficas, lançamento de livros e apresentações musicais e logo na abertura irá exibir o icônico The Endless Summer - em celebração aos 50 anos desta produção de Bruce Brown que estabeleceu um marco fundamental no imaginário da cultura surf. Fora isso, o festival traz muitas novidades na safra de produções recentes, que inclui uma exibição em 3D do filme Storm Surfers, com Tom Carroll e Ross Clarke-Jones botando pra baixo em ondas gigantes.

O Brasil estará bem representado no festival com outros títulos nacionais, como o indefectível longa-metragem "70 e Tal" do amigo Rafael Mellin e a produção "Radical - A Saga de Dadá Figueiredo" - a qual ainda não tive a oportunidade de assistir. Outro destaque daqui, é o cartaz do festival que ficou a cargo do amigo Tom Veiga, que imprimiu à comunicação do evento o grafismo colorido que é a marca registrada de sua surf art.



O filme sobre o legend Fernando Moniz se sustenta no carisma e incrível história de vida do personagem, resumida com bom humor em seus depoimentos e aventuras. Marreco ficou feliz quando soube da exibição do filme para o público portugues, pois tem frequentado anualmente a "terrinha", desde que sua filha Natália se mudou para lá, teve um filho e já está prestes a lhe dar dois novos netos - um par de meninos portugueses. E assim, a história continua... longa vida ao SAL!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails